segunda-feira, 11/10/2021
Notícia

Alunos da região de Miracatu são campeões em Jogos Escolares do Estado de São Paulo 2021

Estudantes das Escolas Estaduais Itariri e João Adorno Vassão alcançam títulos nas modalidades de Tênis de Mesa e Futsal, na categoria mirim do JEESP

Alunos de duas escolas estaduais da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Miracatu são campeões na edição 2021 dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP). Ao todo, mais de dez estudantes da Rede Estadual da região levaram medalhas nesta semana pela competição esportiva.

A Escola Estadual Itariri, localizada no centro do município, foi campeã regional na modalidade de Futsal Masculino, pela categoria mirim. Os estudantes competiram com escolas estaduais das cidades de São Paulo, Pompeia, Presidente Prudente e Bebedouro, e saíram com medalha de ouro. Além disso, a EE Itariri ficou com o 2º lugar na disputa pela final contra o Colégio Amorim, da rede privada.

“Ter sido campeão do JEESP foi uma grande experiência para nossa escola. No local da prova fomos muito bem recebidos pelos monitores, e eu fico muito grato. Foi um dos dias mais felizes aqui da escola e da minha vida”, conta Heitor Ileck, 14 anos, aluno do 9º ano.

Pela unidade, foram oito vitoriosos do 6º ao 9º ano (até 14 anos): Alysson Nardes, Anderson Kauê, André Henrique, Fábio Santana, Heitor Ileck, Nicolas Correia, Roberty Breno e Samuel Rocha. E, à frente da equipe, esteve o professor de Educação Física da escola, Pedro Henrique.

Para ele, se consagrar como campeão é motivo de alegria e gratidão. “O JEESP é um torneio muito grande e difícil. Ganhar, para mim, é importante de uma forma especial: eu que participei por muitas vezes como aluno, agora estou participando como professor. Estou há seis meses na escola e, graças a Deus, conseguimos fazer um trabalho bacana no retorno às atividades presenciais”, comenta Pedro.

Já a Escola Estadual João Adorno Vassão, de Juquiá, foi vice-campeã na prova individual e por equipe no Tênis de Mesa, pela categoria mirim. Pela unidade, os alunos jogaram contra escolas de seu polo regional. Em sua participação pela primeira etapa, a EE Adordo Vassão foi vencida pela EE Castro Alves, de Marília.

Pelo individual, a prata foi do aluno Júlio César Lara. Pela equipe, os vice-campeões foram Gabriel Felipe, Felipe Mendes, João Vitor Teodoro e o Júlio novamente, sob treinamento do professor de Educação Física, Zanoni De Almeida Santos. As disputas ocorreram na cidade de Praia Grande, na Baixada Santista.
“Ser campeão do JEESP é uma emoção muito grande. O esporte está no meu coração e no sangue desde criança. Na faculdade, joguei diversas modalidades e há 28 anos trabalho na educação”, relata o professor, agradecido antes da ida à sua 16ª final do JEESP. “O esporte é muito importante, pois traz a transformação social na vida das pessoas”, conclui.

A unidade de Juquiá ainda levou, nesta sexta-feira (08), a vitória regional e conquistou a vaga inédita na final estadual com o Futsal Masculino, categoria infantil.

Competição

A competição JEESP é dividida em três etapas. Durante a Etapa 1, alunos da rede pública estadual competem entre si e classifica o primeiro lugar de cada um dos 16 polos participantes. Estes 16 classificados competem para definir o campeão, que vai para a última fase. Já na Etapa 2, alunos da rede privada são quem disputam, e o líder avança para a última fase.

Por fim, na Etapa 3 – fase final do JEESP – os campeões de cada modalidade, um representando a rede estadual e outro representando a rede privada, enfrentam-se para definir quem irá representar o Estado nos jogos nacionais.

Organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, os Jogos têm por objetivo promover através do esporte a integração e o intercâmbio entre os alunos das unidades escolares da rede de ensino fundamental e médio em todo Estado, favorecer a descoberta de novos talentos esportivos que possam ser indicados para participar dos programas “Bolsa Talento Esportivo” e “Centro de Excelência Esportiva”, além de fomentar o desporto escolar no Estado de São Paulo.
A competição estadual dos Jogos Escolares dos Estado de São Paulo incluí 25 modalidades, entre convencional e para PCD (pessoa com deficiência).