terça-feira, 02/12/2008

Alunos da zona sul da capital são os melhores de matemática do Estado

Educação estadual elegeu alunos de 4ª série que mais sabem da matéria; serão recebidos pelo governador às 15h A Secretaria de Estado da Educação acaba de eleger os campeões de […]

A Secretaria de Estado da Educação acaba de eleger os campeões de matemática do Estado de São Paulo. São cinco alunos, todos da escola estadual Itiro Muto, no bairro do Grajaú, na periferia da cidade de São Paulo. Hoje, terça-feira, 2 de dezembro, eles disputaram, com outros 25 estudantes, a final da 2ª Jornada de Matemática do Estado. Agora serão recebidos, às 15h, pelo governador José Serra, no Palácio do Governo.

Os cinco alunos (veja nomes abaixo) concorreram com cerca de 203 mil alunos de 4 a série do Ensino Fundamental da rede estadual, que desde o primeiro semestre entraram na disputa. Os estudantes, de 83 diretorias de ensino, disputaram durante todo o segundo semestre deste ano uma vaga para a final e chegaram a fazer 100 milhões de cálculos nas etapas eliminatórias. Foram formados grupos de cinco alunos, mas com uma determinação: as equipes deveriam ter alunos com mais e menos aptidão em matemática.

“É um grande incentivo aos alunos. A mobilização foi intensa. Agora chegamos ao resultado final, com a melhor equipe”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

A jornada foi idealizada para proporcionar uma abordagem lúdica do ensino da matemática, com objetivo de desmistificar a linguagem como inacessível e de difícil compreensão. Teve como principais focos: estímulo e envolvimento dos alunos em atividades cooperativas, realizadas em classe, voltadas para diferentes formas de calcular; desenvolvimento de estratégias de cálculo mental envolvendo as quatro operações (tabuadas, propriedades das operações); desenvolvimento de atitudes de confiança para resolver problemas numéricos cotidianos; criação de um ambiente favorável ao ensino e aprendizagem da matemática em sala de aula.

Cada um dos cinco integrantes da equipe vencedora ganhará um laptop. Já os 30 alunos finalistas receberão uma biblioteca de livros e jogos educativos, um baú para guardar os livros e um kit de pintura com cavalete. A escola da equipe vencedora ganha uma mesa oficial de tênis de mesa com acessórios, uma mesa de aero hockey e um aparelho de DVDokê. Os professores orientadores ganham kit de livros.

Todos os estudantes finalistas e professores ganharão certificados de participação entregues no Palácio dos Bandeirantes em um passeio que faz parte da premiação prevista no regulamento.

Ampliação

Na edição de 2007 apenas alunos de escolas estaduais da Grande São Paulo participaram da Jornada. Neste ano o concurso foi aberto também para alunos do interior e litoral do Estado. Outra novidade é que, além de cálculo mental, as provas abordaram ainda problemas matemáticos . A final aconteceu durante uma grande apresentação circense que explorou conceitos matemáticos por meio dos números de circo.

Vencedores

*EE Itiro Muto Diretoria de Ensino Sul 3 – Capital