• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 09/08/2005
Últimas Notícias

Alunos das escolas estaduais têm aulas gratuitas de inglês

Mais de 2 mil crianças participam do projeto do CNA e da Escola da Família Mais de 2 mil alunos de 1 a a 4 a séries do ensino fundamental […]

Mais de 2 mil crianças participam do projeto do CNA e da Escola da Família

Mais de 2 mil alunos de 1 a a 4 a séries do ensino fundamental de escolas estaduais espalhadas pelo Estado de São Paulo estudam inglês gratuitamente nos fins de semana. O projeto CNA Amigo da Criança , renovado pelo segundo ano consecutivo, trabalha em parceria com o programa Escola da Família, que promove atividades esportivas, culturais, de saúde e de qualificação para o trabalho nas escolas estaduais nos finais de semana.

No ano passado, 1.500 crianças tiveram aulas e receberam gratuitamente material didático elaborado pelo CNA especificamente para o projeto. Com adesão de 90% dos franqueados do CNA no Estado, este ano, já são 2.000 alunos participando das aulas. Os cursos são ministrados em 144 escolas da capital, Grande São Paulo e interior. As escolas que iniciaram o projeto em 2004 continuam com os cursos este ano e, a partir de agosto, mais 20 unidades do CNA passaram a fazer parte da parceria, entre elas: Araraquara, Amparo, Água Rosa, Arthur Alvin (capital) e Bom Retiro (capital). No total são 90 unidades do CNA participando.

Segundo Silvio Montesanti, coordenador de convênios da rede CNA, “as aulas são elaboradas com atividades lúdicas, como jogos pedagógicos, que ajudam os alunos a fixar o que está sendo ensinado nas aulas”.

O objetivo é potencializar e promover a inclusão desta língua em comunidades que antes não tinham acesso ao ensino do idioma. O trabalho, aprovado em 2004 pela Secretaria da Educação, conta com a participação de membros executivos do CNA, dirigentes de ensino e educadores pedagógicos do programa Escola da Família . As aulas acontecem dentro das escolas estaduais, aos sábados. A carga horária total é de 30 horas, sendo 1 hora e meia por semana, sempre para crianças em faixa etária correspondente ao Ciclo I (1ª a 4ª série) do ensino fundamental.

Centros de Estudos de Línguas

A rede estadual de ensino de São Paulo tem também 77 Centros de Estudos de Línguas (17 na capital, 12 na Grande São Paulo e 48 no interior). Eles funcionam nas próprias escolas e são dirigidos para alunos da rede estadual da 6ª série até o Ensino Médio, fora do horário das aulas. Em todo Estado estão matriculados 50 mil alunos. Há cursos de Espanhol, Francês, Alemão, Italiano e Japonês.

Paola Martins