Um total de 120 alunos de quatro escolas públicas da região de Campinas se apresentaram, nesta sexta-feira, em frente à sede da Secretaria de Estado da Educação, em São Paulo. O grupo, que também participa do coral Casa Campos, mostrou em seu repertório nove canções, entre elas What a Wonderful World, Herdeiros do Futuro, Boas Festas e Noite Feliz.
Quem passava pela Praça da República na hora do almoço, parou para assistir a apresentação das crianças. O evento integra a programação de Natal na rede pública estadual durante o mês de dezembro.
Na apresentação de hoje, participaram alunos das escolas estaduais: Adalberto Prado e Silva (Campinas), Cecília Pereira (Campinas); Maria Neiva (Valinhos) e da Emef Violeta Doria Lins (Campinas). Para muitos estudantes, esta foi a oportunidade de conhecer a capital paulista. “É muito legal participar do coral. As pessoas conhecem o nosso trabalho e ainda temos a oportunidade de ver outras cidades. São Paulo é linda”, conclui a estudante Evelin que, há um ano, atua no coral.
No final do espetáculo, o maestro e regente Daniel Amato destacou a importância da música no aprendizado das crianças. ”Ela é uma ferramenta de resgate da cidadania, um reforço dos elementos pedagógicos utilizados nas escolas. Por isso, quando a criança começa a cantar, ela vai adquirindo uma disciplina interior e o habito de socializar-se com outras crianças”.
Corais em Campinas
Todos os dias, das 11h30 às 12h, um coral formado por alunos das escolas estaduais de Campinas irá se apresentar na escadaria da Catedral Metropolitana. Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, o projeto “ Corais de Natal” tem como objetivo envolver as escolas e a comunidade durante o período natalino.
No dia 20 de dezembro, todas as escolas da rede estadual, ao mesmo tempo, celebrarão a Vida e a Paz com o coral da Família, às 12h, recebendo a comunidade local e anunciando o fim do ano letivo.
“O Coral de Natal parte do pressuposto de que a música é uma linguagem universal e, assim, ferramenta importante para promover a integração e a união de toda a sociedade, além de promover o desenvolvimento cultural, emocional e intelectual dos jovens” – explica o secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita.
A proposta é que as 6.100 escolas do Estado de São Paulo passem a criar grupos de corais formados por alunos, pais e professores.
Escola de Luz
O projeto “Escola de Luz” pretende levar à unidade escolar o mesmo clima natalino que as famílias sentem em suas residências. Para isso, as escolas passarão a enfeitar o ambiente com motivos natalinos confeccionados pelos alunos e pais, orientados pela equipe escolar, utilizando, por exemplo, materiais recicláveis e até mesmo sucata.
Serviço
“CORAIS DE NATAL”
Até dia 20.12.02
Local: escadaria da Catedral Metropolitana – Campinas
Horário: das 11h30 às 12h
16/12 – EE Dom João Nery
17/12 – EE Rosentinha Faria de Syllos
EE Paulo Luiz Décourt
18/12 – EE Mario Natividade
19/12 – EE Carlos Alberto Galhiego
EE Antonio da Costa Santos
Informações para Imprensa
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ASSESSORIA DE IMPRENSA
(011) 3218 2063 / 2062 / 2020