• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 27/08/2008
Livros

Alunos de 1ª a 4ª série ganham “cantinho da leitura” dentro das salas de escolas estaduais

Secretaria de Estado da Educação incentiva leitura de crianças entre 7 e 10 anos de idade A Secretaria de Estado da Educação decidiu lançar projeto de forte incentivo à leitura […]

Secretaria de Estado da Educação incentiva leitura de crianças entre 7 e 10 anos de idade

A Secretaria de Estado da Educação decidiu lançar projeto de forte incentivo à leitura para crianças de 7 a 10 anos. Até o fim do ano todos os cerca de 230 mil alunos de 1ª série do Ensino Fundamental, geralmente com 7 anos de idade, terão suas salas de aula com espaço interno de leitura, um “cantinho da leitura”. O acervo disponível aos alunos terá livros infantis, almanaques e revistas ( veja lista abaixo).

São 2,2 milhões de exemplares adquiridos pela Secretaria. A iniciativa faz parte do programa Ler e Escrever, focado na alfabetização de alunos de 1ª a 4ª série do Fundamental. Inicialmente as salas de 1ª série estão recebendo o “cantinho”. Em seguida a Secretaria irá equipar as salas das outras séries_ 2ª, 3ª e 4ª.

Além dos livros, almanaques e revistas, a Secretaria disponibilizará um globo terrestre e um alfabeto “gigante” para cada sala de aula. O investimento total do projeto é de R$ 28 milhões.

“Queremos incentivar o hábito de leitura. É fundamental que o aluno tenha à mão um material para ler. Este incentivo precisa começar já nas séries iniciais”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

O material para os alunos da 1ª série começou a ser entregue às unidades escolares, mediante o número de alunos. Para as escolas da Capital e Grande São Paulo a Secretaria já adquiriu 223 títulos de literatura infantil_ 218 para o interior do Estado.

Para os mais velhos

Os 3,3 milhões de estudantes de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e de Ensino Médio também serão beneficiados com programa de leitura. Cada aluno receberá 3 livros infanto-juvenis de escritores brasileiros e um Atlas Geográfico. Está prevista também a entrega de um dicionário no próximo ano – estudantes do Ensino Médio receberão dicionário bilíngüe. Os alunos poderão levar todos os materiais para casa.

Com investimento de R$ 67 milhões, o projeto oferecerá títulos diferentes para os alunos, que seguem a lista de obras requeridas no exame vestibular. Ao todo serão 9,9 milhões de livros, 3,3 milhões de dicionários e 3,3 milhões de Atlas.

Cerca de 76 mil exemplares da coleção Aplauso (20 títulos) irão para as escolas estaduais e começarão a fazer parte do acervo das salas de leitura. Outros 226 mil exemplares da coleção Repórter Especial (20 títulos) irão às escolas.

“Estamos reforçando o acervo das salas de leitura. Queremos que os alunos tenham opções para ganhar conhecimento”, comenta a secretária Maria Helena.

Exemplos de livros para 1ª série (veja legenda abaixo)

O TOQUE DE OURO

LIMERIQUES DO BÍPEDE APAIXONADO

OS PESTES-

CONTOS ÁRABES PARA JOVENS DE TODOS OS LUGARES

FURUNDUM

A JIBÓIA GABRIELA

BOI DA CARA PRETA

POEMAS PARA CRIANÇAS

UM ELEFANTE NO NARIZ

CONTOS DE BICHOS DO MATO-

MEU LIVRO DE FOLCLORE

NO MEIO DA NOITE ESCURA TEM UM PÉ DE MARAVILHA

A BRUXA SALOMÉ –

A VASSOURA ENCANTADA-

CONTOS DE ANDERSEN

CONTOS DE GRIMM

CONTOS DE PERRAULT-

A CASA DO MEU AVÔ –

A CASA SONOLENTA

A HISTÓRIA DO PEQUENO PINGÜIM

CONTOS DE ENGANAR A MORTE-

DIA BRINQUEDO

HISTÓRIA MEIO AO CONTRÁRIO

O LIVRO DOS SUSTOS

O REI BIGODEIRA E SUA BANHEIRA

ONDE JÁ SE VIU?

OS GÊMEOS CORINTIANOS

AS CRIANÇAS NA HISTÓRIA

AS DOENÇAS-PRA QUE SERVEM AS INJEÇÕES?

CONVIVENDO COM A ECOLOGIA

CRIANÇAS COMO VOCÊ

CACOETE –

Revistas e almanaques

Almanaques – Cascão e Mônica

Almanaques – Cascão e Mônica

Revista Turma da Mônica

Revista Turma da Mônica

Revista Recreio

Revista Recreio

Revista Coquetel Picolé

Revista Coquetel Picolé

Revista Ciência Hoje