• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 15/06/2004
Últimas Notícias

Alunos de Adamantina aprendem a organizar horta

Os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental da EE Professora Fleurides C. Menechino, em Adamantina, interior do Estado, estão empolgados com o Projeto Horta, que faz com que eles […]

Os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental da EE Professora Fleurides C. Menechino, em Adamantina, interior do Estado, estão empolgados com o Projeto Horta, que faz com que eles coloquem em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas de química, física e biologia. A iniciativa surgiu em agosto de 2003, quando a professora de Ciências, Maria Amélia Wolff Ferreira, resolveu aproveitar um terreno ocioso existente na escola.

Com o apoio dos alunos, o projeto ganhou força e um terreno de 800 m² para a plantação de diversos tipos de verduras e legumes. Os alunos aproveitam muito bem a produção, já que podem levar para casa parte dos vegetais e ainda saboreá-los na merenda da escolar.

A dedicação de alunos e professores somada às parcerias com a Secretaria da Agricultura do município, Escola Técnica Agrícola de Adamantina, pais de alunos e voluntários foram os principais ingredientes para o sucesso do projeto.

As doações também são importantes. O projeto recebe dos parceiros adubo químicos, esterco de curral, sementes e ferramentas. Estagiários da Escola Agrícola de Adamantina também contribuíram com seus conhecimentos avaliando o terreno onde hoje se encontra a horta. Eles puderam determinar a quantidade de água necessária para a irrigação do plantio.

Para a diretoria da escola, que cede a água, telas e palanques utilizados na organização da horta, a grande vantagem do projeto é aliar a teoria e a prática, transformando o aprendizado em diversão, sem perder a seriedade do ambiente escolar.

Gabriela Ferraz