segunda-feira, 05/12/2005

Alunos de Apiaí lançam livro comunitário de poesia. A cidade está em festa.

Conheça parte da rotina da escola Antonia Luz, que tem 900 alunos e todos jogam xadrez. A cidade de Apiaí jamais será a mesma. Todos estão prontos para homenagear seus […]

A cidade de Apiaí jamais será a mesma. Todos estão prontos para homenagear seus poetas de última hora, de última geração. Nesta quarta feira, ninguém falará de outra coisa na Escola Antonia Luz, onde tudo começou de maneira tímida, frase a frase, da primeira até a última página. Foram doze meses de incentivo para que os alunos começassem a ler. Satisfeita com a resposta, a professora Micheli Maestri Nunes fez de tudo um pouco para atrair o interesse dos leitores do ensino fundamental: montou teatro em caixas de papelão, encenou e contou histórias. Pouca tecnologia, muito encanto. O segundo passo foi transformar os leitores em autores. Mais uma vitória da boa vontade. O terceiro desafio foi reunir os melhores textos em livro e marcar seu lançamento para o dia 7 de dezembro.

“Hora da Leitura” é o primeiro livro publicado por alunos da escola Antonio Luz, em Apiaí. Surpresa? Não, a escola já é conhecida por seus projetos comunitários abrangentes e pelo exercício máximo da gestão de crises, por meio do jogo, o xadrez.

Tanto que a professora Janice Prestes é defensora da tese de que a matemática rege a própria vida, com ritmos marcados, estações climáticas, quadrantes lunares, andar, falar, cantar e batimentos cardíacos.

“A vida não existiria sem a matemática. Podemos provar isso também em relação à música, os compassos binários, quaternários, o andamento musical”, diz a mestra.

Janice é uma visionária. Saltou da equação simples para o acorde sinfônico e levou consigo o talento de vários alunos do Antonia Luz.

“Temos uma pequena orquestra. Antes de ser professora, já vivia com música. Eu cresci nesse ambiente e passei isso para meus alunos”, explica a professora de matemática.

Entre Janice e Micheli Nunes, há um traço comum: o gosto especial por desafios na Educação. E a cidade de Apiaí, a cerca de 300 quilômetros da Capital (Sudoeste do Estado), não poderia ser melhor cenário.

Situada quase na divisa com o Paraná, Apiaí não tem uma vida industrial ativa. A cidade de 27 mil habitantes vive basicamente da cultura de tomates. A renda per capta é baixa, a comunidade é carente.

Nesse cenário de busca incessante por conhecimento, os alunos encontraram na Antonio Luz o impulso necessário para estudar e raciocinar.

“Temos 900 alunos e todos jogam xadrez”, confirma a professora Janice.

Mais que isso: o tabuleiro está pintado no pátio da escola. Os alunos se transformam em peças do xadrez, avançam e recuam no campo de jogo, como se fosse uma experiência com a própria vida.

“Aprendi a cuidar mais de minhas coisas. O xadrez me ajuda a avaliar melhor quando vou discutir coisas. O xadrez nos faz pensar nas conseqüências de nossos atos. Quando mexemos uma peça temos que imaginar o que o adversário irá fazer em resposta ao movimento. Então nos faz pensar antes de agir, o que é bom para a nossa vida, para não nos arrependermos depois”, explica a aluna Larissa da 3ª.B, do ensino médio.

No segundo semestre (desde 2003) os alunos se tornaram “mestres multiplicadores”. Eles visitam as escolas municipais da cidade e ensinam as crianças os fundamentos do jogo. Heróis de centenas de crianças, os Mestres fazem um trabalho voluntário.

Mas não é só isso que a escola Antonia Luz tem para trocar com a rede estadual. Os alunos se superaram quando decidiram criar o site www.talentosantonia.com.br para divulgar o trabalho musical. Outra marca de superação foi o envio de histórias em quadrinhos para o concurso patrocinado pela Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo). A escola concorre nas duas categorias, com recursos próprios.

Apiaí jamais será a mesma depois do lançamento do livro comunitário de 30 páginas, com poemas escritos pelos alunos da escola Antonia Luz O evento é parte da II Mostra Cultural e Científica, e os versos tratados serão o prato principal do cardápio.

Bob