terça-feira, 15/11/2011

Alunos de Araraquara ganham mais um Centro de Estudos de Línguas

Quarto CEL da região funcionará na Escola Estadual Professora Maria Isabel Rodrigues Orso e oferecerá cursos de espanhol, inglês, francês e italiano para 520 estudantes Alunos da rede estadual em […]

Alunos da rede estadual em Araraquara ganharão mais um Centro de Estudos de Línguas (CEL). A unidade funcionará na Escola Estadual Professora Maria Isabel Rodrigues Orso, localizada no Jardim Roberto Selmi Dei, e oferecerá um total de 520 vagas entre os cursos de espanhol, inglês, francês e italiano.

Trata-se do segundo CEL criado pela Secretaria de Estado da Educação no município e do quarto na região da Diretoria Regional de Ensino de Araraquara. As unidades já implantadas são integradas às seguintes escolas estaduais: João Manoel do Amaral, em Araraquara; Professor Henrique Morato, em Matão; e Professora Dinorá Marcondes Gomes, em Américo Brasiliense.

“Aprender um segundo idioma é fundamental para a formação do estudante. Esta é uma importante iniciativa da Secretaria”, disse o Secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald.

Matrículas

Até a próxima sexta-feira, 18 de novembro, os quatro CELs da região de Araraquara recebem matrículas de estudantes interessados em dar início aos cursos no ano letivo de 2012. Ao todo, as unidades oferecem 2.175 novas vagas. Os 1.280 alunos que já frequentam os centros devem fazer a rematrícula entre os dias 21 e 25 deste mês.

O novo CEL da cidade, implantado na Escola Isabel Rodrigues Orso, dispõe de 520 vagas em quatro idiomas: espanhol (250 vagas), inglês (210), francês (30) e italiano (30).

No CEL da Escola Estadual João Manoel do Amaral, em Araraquara, são oferecidas 420 novas vagas divididas entre os seguintes cursos: espanhol (180 vagas), inglês (150), francês (30), italiano (30) e alemão (30). Atualmente, a unidade atende 664 alunos.

Em Matão, o CEL da Escola Estadual Professor Henrique Morato oferece 510 novas vagas entre os idiomas: espanhol (180 vagas), inglês (270), francês (30) e italiano (30). Hoje, o centro conta com 440 estudantes.

No CEL da Escola Estadual Dinorá Marcondes Gomes, inaugurado em Américo Brasiliense em agosto, serão oferecidas 725 vagas nos cursos de espanhol (375 vagas), inglês (300) e francês (50). O número atual de alunos é de 176.

Centros de Estudos de Línguas

Em todo o Estado há 144 CELs em funcionamento e 106 em fase de implantação, totalizando 250 unidades. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio.

No total, são atendidos hoje cerca de 60 mil alunos da rede estadual em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e inglês (inserido na grade dos CEL em 2010). Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano, divido em dois semestres de 60 horas de aula cada, os demais cursos têm duração de três anos, em módulos de seis semestres, com um total de 480 horas.

Os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas.