segunda-feira, 07/03/2011

Alunos de Barueri ganharão centro de línguas

?O novo CEL funcionará na Escola Estadual Prefeito Nestor de Camargo e inicialmente oferecerá curso de espanhol A unidade é a segunda implantada pela Secretaria da Educação na região de […]

A unidade é a segunda implantada pela Secretaria da Educação na região de Itapevi e a 105ª em todo o Estado

Alunos da rede estadual em Barueri ganharão um Centro de Estudos de Línguas (CEL). A unidade funcionará na Escola Estadual Prefeito Nestor de Camargo e inicialmente oferecerá curso de espanhol. Trata-se do segundo CEL implantado pela Secretaria da Educação na região da Diretoria de Ensino de Itapevi e o 105º em todo o Estado. O Programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou supletivo, e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio.

“Aprender um segundo idioma é fundamental para a formação do estudante. Esta é uma importante iniciativa da Secretaria”, disse o Secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald

O novo CEL foi criado para suprir a demanda local e atenderá estudantes de Barueri e municípios vizinhos. Serão abertas três turmas, com mínimo de 25 e máximo de 35 alunos, todas no período vespertino. As aulas devem começar ainda no primeiro semestre deste ano. Nas próximas semanas, a Diretoria de Ensino de Itapevi realizará a atribuição de aulas aos professores. Além da Escola Estadual Prefeito Nestor de Camargo, a região também dispõe de um CEL na Escola Estadual Profª Eliana Andrés de Almeida Souza, na cidade de Itapevi, onde são atendidos 154 alunos no curso de espanhol.

Sobre os CELs

O Centro de Estudos de Línguas proporciona ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas. Atualmente, a Secretaria mantém 105 CEL em todo Estado, sendo 20 no município de São Paulo, 18 na Região Metropolitana e 67 em cidades do litoral e interior. No total, são atendidos, gratuitamente, cerca de 60 mil alunos da rede estadual em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e inglês (inserido na grade dos CEL em 2010). Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano, divido em dois semestres de 120 horas de aula, os demais cursos têm duração de três anos, em módulos de seis semestres.