• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 21/06/2018
Governo do Estado de São Paulo
Ensino Médio

Alunos de Embu das Artes lançam trilogia literária para homenagear artistas da cidade

Projeto “Abotoando o Universo” movimenta, há três anos, 200 alunos da Escola Madre Odette de Souza Carvalho

Um sonho que se tornou realidade. Assim a diretora da escola Madre Odette de Souza Carvalho, em Embu das Artes, definiu o projeto “Abotoando o Universo”, que movimentou a instituição, alunos e também seus pais nos últimos três anos.

A proposta parecia difícil: um movimento coletivo de todos os estudantes do Ensino Médio do colégio para a elaboração, constituição, edição e impressão de uma trilogia de livros de prosa e poesia. Tudo partiu do zero, numa iniciativa que começava na arrecadação de fundos e era finalizada na comercialização das obras – cujos fundos são totalmente revertidos para a escola e seus projetos educacionais.

E assim nasceu o “Abotoando”. “Foi uma iniciativa dos professores de Língua Portuguesa e Filosofia, lá em 2015. A ideia era produzir um livro com os alunos, mas a direção do projeto foi muito especial e deu mais frutos. Os alunos se empenharam nesta tarefa, participaram desde a arrecadação de dinheiro para procurar uma editora e de todo o processo, com os professores junto o tempo todo”, contou, orgulhosa, Regina de Moraes Pedrosa, diretora da Madre Odette.

O planejamento de 2015 contava com um livro – que se transformou numa trilogia, tamanho o empenho dos alunos e de toda a comunidade. A coletânea de poemas ganhará outros caminhos em 2018, segundo uma das líderes do “Abotoando”. “Tentamos amarrar poesia, valores morais importantes e ainda prestar uma homenagem em vida aos famosos artistas da nossa cidade”, explicou Regina.

A idealizadora Meire Roberta Lopes, que é professora de Língua Portuguesa e também artista plástica, contou como este sonho se tornou real, com a ajuda de todos os envolvidos. E, principalmente, como o desempenho dos alunos teve um enorme salto, após o projeto. “Partimos do princípio de que somos todos botões coloridos diferentes e, juntos, montamos a árvore do universo”, diz. “Foi uma troca entre educadores e artistas, uma vez que educação, arte e cultura caminham juntas. Foi um movimento muito proveitoso para o processo de aprendizagem dos alunos e também para a vida de todos nós”, completa.

Os artistas foram homenageados com um poema, após visitas e entrevistas de pais e alunos, juntos. “Arrecadamos cerca de R$ 17 mil, com a ajuda de um empresário da cidade de Embu das Artes, mas também vendemos bombons, fizemos rifas. E tudo isso fez com que os alunos crescessem muito. O desempenho e a evolução na disciplina ficou altíssimo, e temos certeza que essa interação teve um enorme papel nisso”, disse Meire. “Não tenho palavras para definir. A vida, a obra, a dignidade dos artistas retratadas em forma de poesia mudou para sempre os nossos alunos e a todos nós”.

Cerca de 500 livros foram impressos por um coletivo de 200 alunos – um motivo de orgulho para as famílias, professores e artistas que participaram. Rayanne Brasil, 17 anos, 3ª série do Ensino Médio, quer fazer medicina veterinária, ao sair da escola. Mas garante que a experiência de interação será levada para o resto da vida. “A gente se ajudou muito, todos nós da escola. Era muito exaustivo o trabalho de pesquisa, a cada encontro, tínhamos que escrever um pouquinho. Mas foi tudo muito legal porque não conhecíamos todos os artistas da cidade, interagimos com eles, com os colegas fizemos os poemas, ajudamos os amigos com dificuldade de escrever, eu aprendi muito. Uma pena que não poderei repetir tudo isso no ano que vem”, ela diz.

Assim como Rayanne, Yara Gomes, da 3ª série do Ensino Médio, 17 anos, também nunca tinha escrito poemas antes. Buscou toda a sua inspiração ao conhecer os artistas – e também estreitou laços com sua mãe, que participou ativamente dos trabalhos com ela. “Eu não tinha dimensão de como fazer. E minha mãe foi fundamental pois participou, se encantou, ajudou muito. O artista que escolhi para transformar em poema era deficiente, produzia arte em tela. Suas apresentações são muito emocionantes. Embora eu pretenda cursar a faculdade de Recursos Humanos, foi uma experiência totalmente diferente, alguém com tantas dificuldades pintar e fazer poemas. Foi incrível e mágico participar”.

Os livros do projeto Abotoando o Universo foram lançados pela Alexa Editora e estão à venda em livrarias on line. Todo o dinheiro arrecadado com as edições é totalmente revertido para novos projetos da própria escola.