• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 12/06/2017
Boas Práticas

Alunos de Cajati apresentam “Capitu no Tribunal do Júri” na sede da Educação, em São Paulo

Grupo encenou peça teatral a partir da leitura de Dom Casmurro, do escritor Machado de Assis

O Secretário José Renato Nalini prestigiou um grupo de alunos da E.E. Professor Celso Antonio, de Cajati, que fizeram uma simulação de julgamento de Capitu, a partir da leitura do livro Dom Casmurro, do escritor Machado de Assis, no Salão Nobre da sede da Secretaria da Educação de São Paulo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A E.E. Professor Celso Antonio Pereira, que atende 552 alunos no Ensino Fundamental – Anos Finais, 466 no Ensino Médio e 49 na EJA (Educação de Jovens e Adultos), totalizando 1.067 discentes, foi escolhida para participar do ProEMI (Programa Ensino Médio Inovador).

A ação é vinculada ao Ministério da Educação e tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral dos alunos. As escolas que participam do ProEMI recebem apoio técnico e financeiro, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola, para a elaboração e o desenvolvimento de suas Propostas de Redesenho Curricular (PRC).

A partir desse ponto, Beatriz Lima dos Santos Costa, professora da disciplina de Língua Portuguesa, iniciou um trabalho com os alunos do 3º ano do Ensino Médio, integrado a uma das linhas propostas pelo programa federal.

O projeto “Capitu no Tribunal do Júri” tem o objetivo de incentivar a leitura de clássicos famosos de literatura brasileira. O estudo da obra “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, priorizou a leitura, a escrita e a oralidade de uma forma moderna e dinâmica, criando um novo conceito para o ensino de literatura, de modo crítico e ético.

Nesse projeto, os alunos puderam observar algumas profissões da área jurídica, seja por intermédio de visitas realizadas ao Fórum local, seja lendo ou assistindo obras de ficção que abordam a temática, para, ao final, montar um cenário de julgamento da personagem Capitu. O projeto contou, ainda, com a confecção de um livro que reúne todas as etapas do trabalho.