quinta-feira, 05/09/2013
Ensino Integral

Alunos de Escola de Tempo Integral relatam mudança de perspectiva em relação ao futuro

Com jornada ampliada e auxílio para criarem um projeto de vida, jovens veem sonhos virarem realidade

“Meu sonho é ser médico”, conta Vitor Muniz, que cursa o Ensino Médio na rede estadual. O jovem Vitor viu o sonho de construir uma carreira promissora ficar mais próximo ao ingressar na E.E. Prefeito Nestor de Camargo, em Barueri, que oferece ensino integral.

Assim como Vitor, outros alunos da Escola de Tempo Integral relatam a mudança de perspectiva com relação ao futuro. “A escola integral oferece a oportunidade que você precisa para o mercado de trabalho no futuro. Quando cheguei tinha planos, mas hoje penso além. Quero ser Engenheiro Eletrônico, fazer mais três faculdades e ajudar nos projetos da escola”, conta Yago Ondersen, também aluno da E.E. Prefeito Nestor de Camargo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O novo modelo de Escola de Tempo Integral  oferecido aos estudantes da rede estadual proporciona jornada ampliada, para que eles planejem e executem seus projetos de vida. No programa, os alunos têm orientação e auxílio dos professores para alcançarem sucesso acadêmico e profissional. Além disso, contam com uma estrutura que inclui laboratórios de ciências, sala de leitura e sala de informática.

Iniciado em 2012, em 16 escolas de Ensino Médio, o programa foi ampliado neste ano para outras 53 unidades, inclusive para aquelas que oferecem os anos finais do Ensino Fundamental. Em 2014, outras unidades passarão a fazer parte da iniciativa, que já repercute positivamente no aprendizado dos alunos da rede estadual de ensino.