Os alunos da E.E. Professora Elza Facca Martins Bonilha, localizada no Campo Limpo Paulista, fizeram bonito na Olimpíada Brasileira de Robótica, competição que valoriza jovens talentos que gostam de Ciência e Tecnologia. Os jovens do Ensino Médio conquistaram a medalha de ouro na modalidade prática, que consistia na criação de um robô de resgate de alto risco que deveria cumprir algumas tarefas.
A conquista credenciou os jovens para a etapa estadual, que será realizada no dia 13 de agosto no ginásio da FEI, em São Bernardo do Campo. “Disputaremos a final estadual, contra aproximadamente 50 equipes. Dessa final sairão três equipes para disputar a final nacional”, afirma Alan Barbosa de Paiva, professor orientador das turmas que disputam a competição.
“Esse é um trabalho que já vem acontecendo na escola há cinco anos. Treinamos os alunos para que pudessem chegar nesse ponto. Foi a primeira vez que a escola ganhou uma medalha de ouro numa categoria regional”, afirma o educador.
A escola também se destacou com os alunos do Ensino Fundamental, que ficaram entre os dez primeiros colocados da competição, classificando-se para a final. A segunda equipe de Ensino Médio da escola ainda terminou em 6º lugar da categoria regional.
Sobre a competição
A Olimpíada Brasileira de Robótica tem como objetivo estimular o interesse dos alunos pela Ciência e Tecnologia. Em 2014 e 2015, a E.E. Militão de Lima, de São Carlos, foi a única paulista a chegar à final da competição.