• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 28/11/2011
Últimas Notícias

Alunos de escola estadual da capital fazem arte a partir de fotografias

Ao todo 720 estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Zuleika de Barros Martins Ferreira realizaram trabalhos unindo conceitos da matemática e técnicas como colagem e desenho Fotos e releituras […]

Ao todo 720 estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Zuleika de Barros Martins Ferreira realizaram trabalhos unindo conceitos da matemática e técnicas como colagem e desenho

Fotos e releituras de imagens feitas por 720 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Zuleika de Barros Martins Ferreira compõem a mostra “Análise da Fotografia”, que segue até o dia 16 de dezembro no saguão da unidade escolar localizada no bairro Pompeia, na capital.

Os trabalhos, que envolvem desde fotografias até desenhos, colagens e esculturas em papel, foram desenvolvidos por 14 turmas de 1ª e 2ª séries para as disciplinas de matemática e arte. A tarefa dos estudantes era buscar os conceitos trabalhados em sala de aula em paisagens cotidianas e registrar tudo em imagens.

“Os alunos tinham de procurar, por exemplo, elementos de geometria plana e espacial em elementos urbanos e naturais, como sinais de trânsito e árvores”, explica a professora de matemática, Fátima Bitiu, que coordenou o projeto ao lado da docente de arte, Tânia Ferragina. A parte artística do trabalho corresponde às releituras, ou seja, a transposição da imagem fotográfica em outras formas de arte.

O grupo do estudante da 1ª série Júlio César Oliveira Aranega, 15 anos, buscou referências no Parque da Água Branca. “Tiramos fotos de um pato e depois fizemos a releitura, com giz pastel e colagem”, conta o adolescente. “A escola nos ofereceu uma atividade diferente, e pudemos nos expressar, pudemos criar. Ambas as técnicas, a foto e a releitura, foram interessantes. O melhor foi a criação coletiva, na sala de aula”, diz Júlio César.

“O meu grupo estudou polígonos. Fotografei o sinal de trânsito de ‘pare’ e o triângulo de ‘dê preferência’. Quase ninguém percebe estas formas, que são básicas. A partir daí fizemos placas em relevo”, relata Bárbara Alves da Rocha Garcia, 15 anos, aluna da 1ª série do Ensino Médio. “A minha classe adorou fazer o trabalho. Nós achávamos que a matemática não tinha nada a ver com arte. Agora falamos que a matemática é linda”, diz a adolescente.

A exposição pode ser visitada pela comunidade das 7h às 17h20. A escola fica na rua Padre Chico, 429, Pompeia, até o fim do ano letivo.