terça-feira, 09/05/2006

Alunos de Escola Estadual da região de Jaú conhecem cidade do mestre Portinari

Idéia foi motivar o aluno no processo de leitura da linguagem visual, além de guardar valores históricos, artísticos e culturais Aprender sobre artes plásticas durante uma visita à cidade natal […]

Aprender sobre artes plásticas durante uma visita à cidade natal de Cândido Portinari. Chance mais do que especial para quarenta e seis alunos da Escola Estadual Laurindo Battaiola, de Barra Bonita, no interior do Estado, vivenciarem uma aula mais atraente e divertida. No último dia 25 o grupo esteve em Brodowski, terra natal do mestre das artes plásticas, para conhecer de perto o Museu Casa de Portinari.

Ao percorrer a casa, os jardins e quintais onde o artista viveu com a família, os visitantes encontraram objetos pessoais e as obras pintadas por ele, tanto nas paredes do imóvel quanto na chamada Capela da Nona. Alunos e professores ficaram impressionados com a capacidade do artista em produzir obras com tanta beleza, sensibilidade e personalidade, característica reconhecida internacionalmente. Maisa Marta Ferreira, aluna da 7ª série, fez questão de dizer o que mais a marcou. “Gostei mais do banheiro, da cozinha e das coisas que ele usava para fazer suas obras de arte”, disse.

Projeto Candinho

A visita serviu ainda para mostrar o desenvolvimento do Projeto Candinho (apelido carinhoso de Cândido Portinari), elaborado pelo professor de educação artística Julio César de Assis Duarte. “A idéia foi motivar o aluno no processo de leitura da linguagem visual, bem como guardar valores históricos, artísticos e culturais. A visita se transformou em atividade de reconhecimento das características e das técnicas do artista”, explicou Julio César.

A viagem continuou

De volta à estrada, os estudantes seguiram para a cidade de Batatais, onde foram recepcionados pelo professor Otavio Squarize na Igreja de Bom Jesus da Cana Verde. De presente, eles ganharam uma aula de Filosofia da Arte. O anfitrião explicou detalhes das obras de Portinari expostas na Igreja, e os alunos – além de encantados com tantas descobertas – se mostraram dispostos a produzir arte. “Quando entrei aqui fiquei impressionado de tão grande que era. Com as pinturas de Portinari ficou ainda mais bonita”, disse o estudante Jayme Sbeghen Neto, aluno da 8ª série.

Maisa, que já havia se encantado com a casa do pintor, também se comoveu com a visita a Batatais. “Gostei muito da cidade. Eu amei a Igreja que também tinha as obras de Portinari. A Igreja é enorme e linda. Foi tudo muito bom”, comemorou.

Outro estudante, Matheus Willian Barbosa, aluno da 6ª série da Escola Estadual Laurindo Battaiola, se emocionou com a história do artista. “Não sabia que um pintor famoso como Portinari veio de família muito pobre. E mais. Que começou a pintando usando ovos e tinta”. O depoimento de Willian é a prova. Nada como levar o aluno a vivências diferentes da sala de aula para que a história da arte fique mais marcante e impossível de ser esquecida.