terça-feira, 20/06/2006

Alunos de escola estadual de Brotas visitam concessionária de rodovias da região

Eles receberam orientações sobre a estrutura e funcionamento administrativo da empresa e assistiram palestras, vídeos, jogos e simulações de atendimento Criar um projeto dirigido às crianças e jovens utilizando a […]

Criar um projeto dirigido às crianças e jovens utilizando a educação como instrumento principal para garantir uma qualidade de vida melhor, por meio de um trânsito mais humano e cidadão, e promover a mudança de comportamento dos estudantes que são pedestres, ciclistas, passageiros e futuros motoristas.

Motivos mais do que suficientes para levar 40 estudantes da Escola Estadual Dinah Lúcia Balestrero, de Brotas, na região central do Estado, a um novo passeio à Centrovias S/A, dentro do Projeto Escola Centrovias. A visita, realizada no último dia 14, pretende transformar os alunos em multiplicadores dos ensinamentos em casa e na escola.

Aprendizado e brindes

Durante a permanência na sede da concessionária os alunos conheceram os departamentos da empresa, receberam orientações sobre a estrutura e o setor administrativo, e assistiram palestras, vídeos, jogos e simulações de atendimento pré-hospitalar. No final, receberam um kit com álbum seriado, mini jogos, revistas, boné e adesivo refletivo para colocar em bicicletas.

Como foi

As atividades do projeto tiveram início em março com a capacitação de 73 educadores entre diretores e secretários de escola, secretários municipais, dirigentes regionais e professores. Participam do Projeto Escola Centrovias as escolas de Brotas, Corumbataí, Dois Córregos, Itirapina, Jaú, Pederneiras, Rio Claro e Santa Gertrudes. A primeira visita à empresa foi feita pelos alunos da Escola Estadual Odilon Correa, de Rio Claro, cidade vizinha, em maio.

No final do mesmo mês, 25 educadores representantes das escolas assistidas pelo projeto estiveram na sede da concessionária para uma reunião pedagógica. O tema central foi “Inclusão: Respeito às Diferenças”, com o objetivo de aprofundar o estudo da locomoção de portadores de necessidades no trânsito e contribuir para que essas pessoas tenham o direito de exercer a cidadania de forma plena.

O que é

O Projeto Escola Centrovias, uma expansão do Projeto Escola Intervias, substitui o Projeto Educar para o Trânsito realizado pela Centrovias entre os anos de 2002 e 2005. É também uma ampliação da assistência às escolas da região. Este ano serão atendidas nove escolas estaduais (7.644 alunos e 426 professores) e 15 municipais (8.996 alunos e 381 professores). O projeto anterior atendeu, em quatro anos, 16.081 alunos.