• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 06/03/2006
Últimas Notícias

Alunos de Escola Estadual de Cubatão fazem viagem no tempo por conta do Carnaval

Estudantes reviveram carnavais típicos dos avós. Marchinhas, fantasias e adereços feitos com material reciclado deram o toque educativo à festa “Carnaval da Cidadania pela Paz”. Este foi o tema da […]

Estudantes reviveram carnavais típicos dos avós. Marchinhas, fantasias e adereços feitos com material reciclado deram o toque educativo à festa

“Carnaval da Cidadania pela Paz”. Este foi o tema da festa da folia na Escola Estadual Profº Zenon Cleantes de Moura, em Cubatão, na Baixada Santista. O baile coordenado pelo professor de educação física César Rodrigues resgatou a tradição dos bailes de carnaval e mostrou às crianças e adolescentes a importância cultural da festa, no último dia 24.

Realizado no último dia 24, o evento não ficou apenas na guerra de confetes. Também houve espaço para os trabalhos desenvolvidos com os alunos, que aprenderam um pouco do carnaval que seus avós tanto falavam, incluindo as tradicionais marchinhas e danças cheias de alegria. Segundo o diretor da escola, Sílvio José Batista, o objetivo era levar estes estudantes a uma releitura da festa. “Nossa idéia não foi só resgatar os bailes de carnaval e propiciar lazer aos estudantes e comunidade, mas sim, resgatar a história da festa, mostrando aos alunos que o carnaval é uma festa sem violência e pode, principalmente, ser brincado sem a exploração sexual”.

Outro fator que destacou o trabalho desenvolvido pelos professores e alunos da escola foi o modo como a decoração e as fantasias foram criadas. Boa parte desses adereços foi feita com reciclagem de materiais, contribuindo para a prática e a cultura de aproveitamento do lixo, além de diminuir a poluição do meio ambiente e reduzir os custos com decoração e fantasia.

“A cidadania também foi abordada na festa, uma vez que no dia do evento muitos alunos trouxeram alimentos que foram recolhidos e posteriormente serão distribuídos a moradores carentes da comunidade”, explicou o diretor da escola, Sílvio José Batista.