• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 06/12/2011
Imprensa

Alunos de escola estadual de Franca lançam romance escrito de forma coletiva

Os 34 autores, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, farão uma noite de autógrafos amanhã na Escola Estadual Professor Hélio Palermo Um romance com 34 autores estreantes. Assim é […]

Os 34 autores, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, farão uma noite de autógrafos amanhã na Escola Estadual Professor Hélio Palermo

Um romance com 34 autores estreantes. Assim é o livro Ritmos da Vida, que alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Hélio Palermo, localizada em Franca, lançam amanhã, 07 de dezembro, às 19h, em evento na sede da escola.

A noite de autógrafos é o encerramento de um trabalho que durou todo o segundo semestre deste ano. Os estudantes dividiram a autoria da obra sob a orientação da professora Tânia Maria Batista de Souza, criando a história coletivamente durante as aulas da disciplina de língua portuguesa no turno da manhã e em uma reunião semanal à tarde.

O resultado é a história do encontro de dois personagens que se atraem e se afastam por diferenças musicais: ele gosta de hip hop, ela gosta de tango. O final é surpresa, segundo um dos autores, Jefferson Luis Silva Oliveira. O adolescente de 14 anos conta que a experiência foi surpreendente. “À medida que íamos escrevendo, parecia que conhecíamos aqueles personagens”, diz. “Já tinha escrito redações e artigos, mas essa foi uma atividade diferente, uma oportunidade nova que a escola nos ofereceu”, explica o novo escritor.

A experiência foi “maravilhosa”, diz a diretora da escola, Gislene Souza David. “O envolvimento no projeto fez com que os alunos ficassem mais tranquilos e concentrados”, diz a diretora.

Com apoio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 100 livros foram impressos para distribuição gratuita entre alunos e convidados. Cada volume tem 76 páginas.

Serviço
Evento: Noite de autógrafos do livro Ritmo da Vida
Data: 7 de dezembro (quarta-feira)
Hora: 19h
Local: Escola Estadual Professor Hélio Palermo, rua Alfredo Casale, 1.090, Jardim Dermínio, em Franca