Com foco na criatividade e no desenvolvimento das competências socioemocionais, a Escola Estadual Professor Aristóteles de Andrade, em Mogi das Cruzes, ofereceu uma disciplina eletiva em que os alunos tinham de desenvolver o site “desplugado” com o objetivo de explorar habilidades além dos recursos digitais.
Com as aulas remotas, o projeto foi concretizado com a criação de robôs com materiais recicláveis e com o envolvimento das famílias. O resultado foi surpreendente, com a produção de muitos robôs criativos e os alunos ainda tiveram um olhar especial para o momento de isolamento.
Mais de 50 alunos participaram da criação e a votação dos melhores também teve a participação dos pais via whatsapp. O robô Wall-e Romeu, da aluna Luna Rogério, foi escolhido o melhor trabalho. Depois de cada confecção, os alunos ainda gravavam um vídeo comercial, com foco no empreendedorismo, para divulgação da sua criação. Os comerciais foram reunidos neste link do youtube: https://youtu.be/XiWZsR82o94.
Para a divulgação de sua obra, a aluna vencedora ainda deixa claro que o Wall-e Romeu foi construído principalmente para suprir a carência emocional deste período.
“Todos os robôs construídos pelos alunos tiveram como objetivo minimizar sentimentos negativos como solidão e depressão que possam ter sido desenvolvidos por conta do isolamento. Os alunos além de terem trabalhado com suas habilidades manuais e terem auxílio dos pais, ainda tiveram um olhar especial para o momento”, afirmou Eunice Guedes, professora orientadora do projeto.