segunda-feira, 11/06/2012

Alunos de escola estadual de São Carlos lançam livro de releituras de imagens

Estudantes do 7º ano da Escola Estadual Dona Aracy Leite Pereira Lopes criaram textos a partir da obra “A Linha”, do cartunista Mário Vale A noite de segunda-feira (11/06) será o […]

A noite de segunda-feira (11/06) será o arremate para o trabalho que começou em sala de aula em 2011 para os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dona Aracy Leite Pereira Lopes. Às 19h30, na unidade escolar localizada na Vila Monte Carlo, em São Carlos, os 61 estudantes de duas turmas autografam o livro “Teia de Linhas & Letras – Narrativas de Imagens”.

Os 49 textos foram desenvolvidos em grupo pelos alunos em sala de aula na disciplina de português. A professora Nalia da Silva propôs que fossem feitas releituras textuais das imagens contidas no livro “A Linha”, do cartunista e desenhista mineiro Mário Vale, obra só de desenhos que faz parte do acervo da biblioteca da escola.

“O desafio foi trabalhar a produção textual, unindo o currículo e a realidade dos alunos. Nós então pedimos que eles olhassem as imagens feitas de traços e linhas em preto e branco e dessem valores e significados a elas. A partir, daí foram feitas narrativas, com várias etapas, desde criação até e digitação, ao longo no ano letivo de 2011”, diz a professora, que teve orientação da coordenação da unidade e parceria da estagiária Mayra Fontebasso, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciacão à Docência (PIBID) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no desenvolvimento das atividades pedagógicas. Nalia ressalta que no processo de escrita e reescrita foram mantidos os traços autorais e próprios de cada estudante.

Com apoio da Diretoria Regional de São Carlos, foram impressos 150 exemplares de 93 páginas em cores, que serão dados aos alunos e autografados durante o evento aberto a familiares e comunidade escolar. Os demais volumes farão parte do acervo da unidade. A Escola Estadual Dona Aracy Leite Pereira Lopes fica na travessa Francisco Parrota s/nº, Vila Monte Carlo, São Carlos