Passeio servirá de base para trabalhar, em sala de aula, os conceitos da Agenda 21
Um passeio com sabor de diversão e, ao mesmo tempo, de aprendizado. Assim foi a visita de 35 alunos da Escola Estadual Laurindo Battaiola, de Barra Bonita, à Fazenda Mandaguahy, localizada em Jaú, no último dia 16. A histórica propriedade foi fundada em 1.858 e marcou época nos áureos tempos da produção de café. Com o passar do tempo, também virou destino certo de ecoturistas.
A riqueza natural do lugar foi decisiva para realizar a excursão pedagógica, atividade que faz parte do conteúdo dado em sala de aula e que dá início ao projeto relacionado a Agenda 21 . A idéia é estimular crianças e adolescentes a respeitar o meio ambiente, exercer a cidadania, incluindo responsabilidades e direitos; e valorizar a história e o passado para saber como planejar melhor o futuro.
História e Preservação
Durante o passeio que durou cerca de 4 horas, o grupo formado por 35 alunos de ensino fundamental, três professores e a diretora da escola, pôde ver como era uma fazenda cafeeira na época da escravidão. Eles conheceram a senzala, a casa grande, equipamentos de trabalho usados pelos escravos, fotos da época, móveis e utensílios originais. Durante todo o tempo a visita teve uma abordagem histórica sobre a época do café, senhores e escravos.
Além disso, os alunos acompanhados por professores e também por um monitor responsável, fizeram trilhas onde conheceram reservas ecológicas, a mata ciliar, nascentes, vários tipos de árvores e plantas nativas. Aprenderam também sobre preservação da natureza e reciclagem do lixo doméstico.
Assuntos que deverão ser aprofundados durante as aulas de Geografia, História e Ciências.
O que é a Agenda 21
“Agenda 21” é um programa de ação para viabilizar a adoção do desenvolvimento sustentável e ambientalmente racional em todos os países. Nesse sentido, o documento da Agenda constitui, fundamentalmente, um roteiro para a implementação de um novo modelo de desenvolvimento que se quer sustentável quanto ao manejo dos recursos naturais e preservação da biodiversidade, e justo tanto nas relações econômicas entre os países como na distribuição da riqueza nacional entre os diferentes segmentos sociais, economicamente eficiente e politicamente participativo e democrático.
Celso Bandarra