• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 21/09/2005
Últimas Notícias

Alunos de escola estadual do interior visitam fazenda histórica

Passeio servirá de base para trabalhar, em sala de aula, os conceitos da Agenda 21 Um passeio com sabor de diversão e, ao mesmo tempo, de aprendizado. Assim foi a […]

Passeio servirá de base para trabalhar, em sala de aula, os conceitos da Agenda 21

Um passeio com sabor de diversão e, ao mesmo tempo, de aprendizado. Assim foi a visita de 35 alunos da Escola Estadual Laurindo Battaiola, de Barra Bonita, à Fazenda Mandaguahy, localizada em Jaú, no último dia 16. A histórica propriedade foi fundada em 1.858 e marcou época nos áureos tempos da produção de café. Com o passar do tempo, também virou destino certo de ecoturistas.

A riqueza natural do lugar foi decisiva para realizar a excursão pedagógica, atividade que faz parte do conteúdo dado em sala de aula e que dá início ao projeto relacionado a Agenda 21 . A idéia é estimular crianças e adolescentes a respeitar o meio ambiente, exercer a cidadania, incluindo responsabilidades e direitos; e valorizar a história e o passado para saber como planejar melhor o futuro.

História e Preservação

Durante o passeio que durou cerca de 4 horas, o grupo formado por 35 alunos de ensino fundamental, três professores e a diretora da escola, pôde ver como era uma fazenda cafeeira na época da escravidão. Eles conheceram a senzala, a casa grande, equipamentos de trabalho usados pelos escravos, fotos da época, móveis e utensílios originais. Durante todo o tempo a visita teve uma abordagem histórica sobre a época do café, senhores e escravos.

Além disso, os alunos acompanhados por professores e também por um monitor responsável, fizeram trilhas onde conheceram reservas ecológicas, a mata ciliar, nascentes, vários tipos de árvores e plantas nativas. Aprenderam também sobre preservação da natureza e reciclagem do lixo doméstico.

Assuntos que deverão ser aprofundados durante as aulas de Geografia, História e Ciências.

O que é a Agenda 21

“Agenda 21” é um programa de ação para viabilizar a adoção do desenvolvimento sustentável e ambientalmente racional em todos os países. Nesse sentido, o documento da Agenda constitui, fundamentalmente, um roteiro para a implementação de um novo modelo de desenvolvimento que se quer sustentável quanto ao manejo dos recursos naturais e preservação da biodiversidade, e justo tanto nas relações econômicas entre os países como na distribuição da riqueza nacional entre os diferentes segmentos sociais, economicamente eficiente e politicamente participativo e democrático.

Celso Bandarra