• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 04/06/2010
Últimas Notícias

Alunos de escola estadual em Guarulhos aprendem a tocar flauta e violino

As aulas são oferecidas por meio do projeto ‘A Música Venceu’, desenvolvido pela Fundação Bachiana Filarmônica em parceria com a empresa Randon  Promover a inclusão social de crianças e jovens […]

As aulas são oferecidas por meio do projeto ‘A Música Venceu’, desenvolvido pela Fundação Bachiana Filarmônica em parceria com a empresa Randon

 Promover a inclusão social de crianças e jovens carentes por meio da arte, disponibilizar acesso à música clássica de forma natural, auxiliar na expressividade dos estudantes e oferecer uma melhor qualidade de vida à comunidade por meio da musicalização. São estes os objetivos do projeto “A Música Venceu”, criado pela Fundação Bachiana Filarmônica em parceria com a empresa Randon e que neste ano está beneficiando alunos da Escola Estadual Professora Zilda Romeiro Pinto Moreira da Silva, em Guarulhos.

Iniciado há três anos em fase piloto na Escola Estadual Friedrich Von Voith, no bairro Jaraguá (zona norte da capital), a ação proporciona aos alunos aulas de flauta-doce e de violino. Cada estudante recebe um instrumento e todo o material didático. Na Escola Estadual Professora Zilda Romeiro Pinto Moreira da Silva, 120 alunos de 3ª, 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental Ciclo I têm aulas de flauta-doce e 12 deles fazem aulas também de violino.

As aulas são realizadas toda terça-feira, das 9h às 16h, no contraturno dos alunos, na própria escola. As aulas de flauta são realizadas em grupos e duram uma hora. Já o curso de violino é feito individualmente e cada aula dura meia hora.

“Estes estudantes podem fazer parte de um futuro público de música clássica, podem ter a música como hobby ou podem ainda tê-la como profissão. A inclusão é o primeiro passo do projeto, mas na segunda fase pretendemos intensificar as aulas para encontrar pequenos diamantes a serem lapidados. Nosso intuito é que a música possa ser um elemento de paz de espírito e de amor para estas crianças e jovens e que possamos também formar músicos profissionais”, afirma o maestro João Carlos Martins, diretor da Fundação Bachiana Filarmônica, que pretende formar 1.000 orquestras em todo o Brasil em um período de dez anos.

Se depender de Claudiane Saraiva Cardoso, 11 anos, aluna da 5ª série, o sonho do maestro se concretizará. “Quero me profissionalizar em violino e tocar em uma orquestra. O som do instrumento é muito bonito e me ajudou a ficar mais disciplinada. Também melhorou minha atenção em sala de aula e meu desempenho especialmente em matemática. Antes a minha nota em matemática era 8, agora tiro 9 ou 10”, conta a menina, que também está estudando flauta-doce.

Claudiane Saraiva Cardoso aprende a tocar violino com o professor Anderson Lacerda

Jeniffer Enes Guimarães, 11 anos, aluna da 5ª série, que está fazendo aulas de flauta-doce e violino, também planeja tornar-se musicista profissional. “Estou adorando as aulas, especialmente as de violino. Nele é mais fácil identificar as notas musicais. Eu nunca tinha pegado um violino na mão e agora, após dois meses de aula, já sei identificar as notas e ler partituras”, diz ela.

Para Gabriel Dias Mota Silva, 10 anos, também aluno da 5ª série, as aulas têm sido proveitosas. “Gosto tanto de flauta como de violino. Estou achando bom. Quando crescer posso me tornar um músico. No violino sei tocar as músicas ‘Remando Lentamente’ e ‘Brilha, Brilha Estrelinha’”, comenta o garoto.

O projeto tem duração de um ano e pode ser prorrogado por prazo indeterminado. “Por meio das aulas em grupo, os alunos se sentem integrados com os companheiros e percebem que cada um tem a sua importância, pois da conjunção de esforços dependerá alcançar o objetivo comum. Com isso, são aprendidas regras de socialização, respeito, disciplina e integração, além do estímulo à auto-estima dos estudantes”, aponta Ana Camila Bordino, da Fundação Bachiana Filarmônica, coordenadora do projeto “A Música Venceu”.

Além das escolas Zilda Romeiro Pinto Moreira da Silva e Friedrich Von Voith, a ação é desenvolvida também nas escolas estaduais Jussara Feitosa Domschke, em Suzano; e Professor Elói Lacerda, em Osasco. Em cada unidade, são beneficiados, em média, cem alunos.

Alunos do Ensino Fundamental da E.E. Zilda Romeiro Pinto Moreira da Silva durante aula de flauta-doce ministrada pela professora Margareth Mateos , da Fundação Bachiana