terça-feira, 18/05/2021
Notícia

Alunos de escola estadual em Jundiaí recebem RGs em ação realizada por meio do programa CONVIVA

Secretário executivo da Educação Haroldo Rocha acompanhou a iniciativa; cerca de 185 alunos foram beneficiados

O secretário executivo da Educação, Haroldo Rocha, acompanhou nesta terça-feira (18), a emissão de RGs para alunos da Escola Estadual Rafael Mauro, em Jundiaí. Os estudantes beneficiados ainda não possuíam o documento. A iniciativa faz parte de um acordo de colaboração entre a Secretaria Estadual da Educação e a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

“Temos crianças de várias idades aqui na escola, que precisam do documento para inúmeras ações. É importante que as famílias tenham a consciência sobre a importância desse documento, que será disponibilizado de forma digital hoje mesmo e entregue de forma física aqui pela escola em alguns dias”, explicou Rocha.

Ao todo, pelo menos 185 alunos foram beneficiados e puderam emitir seus documentos. Para a Dirigente Regional de Ensino de Jundiaí, Valdete Ramos de Oliveira Melo, este é um ato que traz, além de tudo, mais cidadania aos estudantes. “Já tivemos casos de alunos que, na hora de se inscrever para uma prova importante como o Enem, por exemplo, não tinham o documento e não podiam realizar o exame que os levaria para uma faculdade. Oferecer essa oportunidade para eles é fundamental”, disse ela.

“O RG é importante pra eu poder sair na rua e, quando precisar entrar em algum lugar, ter o documento para apresentar”, declarou a estudante Gabriela Victória, de 14 anos.

“Essa iniciativa foi muito legal, porque a gente estava tentando de outras formas e não estava conseguindo. Eu estava preocupada, porque ela ainda não tinha RG, o que estava dificultando também dar andamento em outras questões”, relatou Tatiane Aparecida, mãe da aluna.

Visitas a escolas
Durante a passagem pela cidade, Haroldo também visitou as escolas Professora Maria José Maia de Toledo e Professora Joceny Villela Curado, além da nova sede da Diretoria de Ensino. “Ver de perto o trabalho das escolas inspira e incentiva o nosso trabalho de continuar fazendo a diferença na vida dos estudantes”, complementou Haroldo.

Sobre o CONVIVA
O programa da Seduc-SP objetiva a melhoria da aprendizagem, por meio da promoção de um ambiente solidário, colaborativo, acolhedor e seguro nas escolas. Visa identificar vulnerabilidades de cada unidade escolar para a implementação de Planos de Melhoria da Convivência, além de atrelar ações proativas de segurança, articular a participação ativa da família na vida escolar dos estudantes da rede de ensino estadual e ofertar ações de serviço de assistência e saúde mental.