• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 19/06/2020
Coronavírus

Alunos de escola estadual estudam produção e destino do lixo doméstico durante a quarentena

Trabalho teve início em sala de aula, está em desenvolvimento à distância e será apresentado na escola no retorno das aulas presenciais

Os alunos dos 4ºs anos do ensino fundamental da Escola Estadual Brasílio Machado, na capital, estão fazendo pesquisa sobre a produção e destino do lixo de suas casas durante o período de isolamento social.

O trabalho começou presencialmente na sala de aula, com rodas de leitura e conversa sobre a sequência que vai da produção até o descarte do lixo, além de análise sobre o que é produzido dentro da escola.

“O foco do trabalho é estudar cada tipo de lixo e o descarte correto, como uma das formas de cuidarmos do ambiente”, explica Raquel Patrícia Macário Abreu, professora das turmas.

Com o isolamento social, o trabalho passou a ser realizado a distância com os alunos e a participação dos familiares tem sido de extrema importância no desenvolvimento do projeto, que agora é feito de dentro de casa.

O lixo inorgânico é um dos tipos escolhidos pelos alunos para a pesquisa e algumas soluções apontadas para diminuição de produção deste tipo de lixo é a compra consciente, redução de uso de sacolas plásticas, reciclagem e descarte correto, tomando todos os cuidados para que seja recolhido e não deixado no meio ambiente sem tratamento.

Após a finalização das pesquisas em casa, os alunos serão divididos em grupos e com base nas informações encontradas durante o período de isolamento, produzirão resumos e cartazes que serão expostos e apresentados na escola depois do retorno das atividades presenciais.