• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 01/04/2005
Últimas Notícias

Alunos de escola estadual viajam pela história no memorial do imigrante

Mesmo sem receber estrangeiros desde 1978, a casa que servia de abrigo para imigrantes de várias partes do mundo continua hospitaleira. O local que se transformou no Centro Histórico do […]

Mesmo sem receber estrangeiros desde 1978, a casa que servia de abrigo para imigrantes de várias partes do mundo continua hospitaleira. O local que se transformou no Centro Histórico do Imigrante, e mais tarde, no Memorial do Imigrante, ensinou e encantou os alunos da EE Padre Anchieta, situada no Brás.

A visita foi acompanhada pela equipe do “Antena Paulista”, exibido nas manhãs de domingo pela TV Globo. O jornalista e apresentador Carlos Tramontina abriu a gravação do programa dizendo que a viagem no tempo, pelo acervo do Memorial, seria feita na companhia dos estudantes.

NADA DE METRÔ. ELES ANDARAM DE MARIA FUMAÇA

Uma das principais atrações do local é a Maria Fumaça fabricada na Filadélfia, Estados Unidos, em 1.922. O passeio, que dura aproximadamente 15 minutos, revive o trecho de chegada dos imigrantes, que desembarcavam no Porto de Santos, e vinham para São Paulo de trem. Maressa Araújo, de 15 anos, e Gabriel Vasquez, de 13, alunos da EE Padre Anchieta, nunca tinham andado de trem. “Achamos a experiência interessante e muito diferente”, disseram. O estudante Denis Moura da Silva, de 15 anos, também adorou a visita. “Gostei de ver como era o passeio de trem antigamente”.

DESCOBRINDO O BAIRRO

“Moro aqui mesmo no Brás, e não sabia que existia esse museu”, disse a estudante Carolina Matieli, de 14 anos. “Um espaço como esse é muito importante para saber sobre a nossa história, o que aconteceu naquela época”.

A professora de educação física, Andréa Cristina Ruivo, que acompanhou os alunos durante a visita, acha que a idéia de trazê-los ao Memorial dá a eles a chance de conhecer a história do bairro em que moram. “A realidade do Brás tem tudo ver com a imigração. Até hoje, por causa do comércio variado do bairro, recebemos chineses, coreanos, bolivianos, árabes. Com esse passeio, eles conseguem ter a noção do que aconteceu, e aprendem mais sobre a própria história”.

A visita dos alunos da EE Padre Anchieta será um dos temas do programa Antena Paulista,, da TV Globo, às 7 horas da manhã deste domingo, dia 3.

SERVIÇO

As visitas ao Memorial do Imigrante podem ser feitas de terça a domingo, das 10 horas da manhã às 5 horas da tarde. As quintas e sextas-feiras são reservadas para até 3 escolas de manhã, e até 4 escolas à tarde.

Informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 6693.0917 e (11) 6692.7804. O ingresso custa 3 reais por aluno, e o passeio de trem, mais 3 reais.

Celso Bandarra