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quarta-feira, 07/12/2011
Imprensa

Alunos de escola na Vila Madalena aprendem matemática com moeda e mercado próprios

Parte das atividades práticas da disciplina, iniciativa será exposta amanhã na Escola Estadual Brasílio Machado Para aproximar a matemática da realidade dos alunos e tornar a disciplina mais atraente, a […]

Parte das atividades práticas da disciplina, iniciativa será exposta amanhã na Escola Estadual Brasílio Machado

Para aproximar a matemática da realidade dos alunos e tornar a disciplina mais atraente, a Escola Estadual Brasílio Machado, localizada na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, decidiu ir além do conteúdo ministrado em sala de aula. Com o intuito de demonstrar a utilidade dessa ciência no dia a dia, instigar o raciocínio lógico das crianças e orientá-las sobre o uso consciente do dinheiro, a equipe escolar desenvolveu com 150 estudantes do 1º e 4º ano do Ensino Fundamental atividades como estudos sobre o custo de vida, pesquisa de preços e simulação de um mercado de produtos recicláveis, com moedas e cédulas próprias.

Amanhã (08/12), das 7h às 16h, a comunidade escolar pode conferir o resultado do trabalho dos alunos, que compartilharão com colegas, pais e professores parte do que aprenderam sobre educação financeira. No pátio da escola, será montado um mercado fictício, com preços estabelecidos a partir de pesquisas realizadas pelos estudantes no comércio da região. Haverá ainda jogo de boliche feito com garrafas PET.

Para os estudantes, a iniciativa tornou a matemática mais divertida. “Está sendo muito legal. Parece que fazemos compra de verdade”, conta Ana Júlia Guimarães, 9 anos. “Eu gosto de aprender a usar o troco e resolver problemas de matemática na prática”, acrescenta Lucas Farez Peres Cabral, 10.

De acordo com a diretora da unidade, Simone Santoro Romano, as atividades, realizadas durante todo o ano letivo, visam o aprimoramento do aprendizado. “Com os trabalhos práticos, a cada ano que passa o ensino de matemática tem melhorado na unidade. Os alunos ficam mais interessados à medida que mostramos a eles como a matemática pode ser aplicada no nosso cotidiano”, afirma a educadora.