terça-feira, 10/03/2020
Concursos

Alunos de escola rural de Paraibuna ganham concurso nacional com revista sobre mudança climática

Estudantes criaram material ilustrado com jogos didáticos sobre o tema

Doze alunos da Escola Estadual Professor Geraldo Martins dos Santos, localizada na zona rural de Paraibuna, são os grandes vencedores da 4ª edição do programa #AprenderParaPrevenir, promovido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Os estudantes desenvolveram uma revista chamada “Patrulha da prevenção contra as mudanças climáticas”, seguindo o tema proposto pelo concurso. Na cartilha ilustrada pelos alunos, eles propõem atividades como caça palavras e jogos de raciocínio com temas sobre mudanças climáticas, aquecimento global e preservação do meio ambiente.

Para eleger os vencedores foi montada uma comissão do governo federal, que escolheu o melhor projeto de escolas do país, da Defesa Civil e de Universidades. Os jovens da Escola Estadual Professor Geraldo Martins dos Santos foram escolhidos vencedores em meio a outros 103 projetos inscritos no programa.

A revista pode ser visualizada neste link

A cerimônia de premiação vai ocorrer hoje (10), na sede do Cemaden, em São José dos Campos. Foram convidados 13 alunos, uma professora, a diretora e autoridades e técnicos da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo. Na ocasião, serão premiadas também outras duas instituições: a Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes/PE (dois representantes) e o Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense – IEAR/UFF (dois professores da UFF e secretários municipais de Angra dos Reis).

O Cemaden Educação é um programa que tem como objetivo contribuir para a geração de uma cultura da percepção de riscos de desastres, no amplo contexto da educação ambiental e da construção de sociedades sustentáveis e resilientes. Foi implantado em 2014 tendo por foco a atuação junto às escolas localizadas em cidades com áreas de riscos de desastres socioambientais.