sexta-feira, 13/07/2012
Imprensa

Alunos de escolas estaduais da região de Campinas participam do programa Química em Ação

Iniciativa do Instituto de Química da Unicamp com as diretorias de ensino da região vai reunir 80 estudantes para atividades referentes à disciplina Na próxima semana, de 16 a 20 […]

Na próxima semana, de 16 a 20 de julho, 80 alunos de 57 escolas estaduais da região de Campinas participam da quarta edição do programa Química em Ação, realizado pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A iniciativa, que tem parceria das diretorias de ensino Campinas Leste e Oeste, seleciona os estudantes participantes por meio de redação com tema pertinente à química e de análise do histórico escolar.

O programa é destinado a estudantes do Ensino Médio matriculados na rede estadual, que têm a oportunidade de vivenciar a química como ciência em atividades práticas, visitas a laboratórios de pesquisa e palestras com os professores do Instituto de Química. Nas últimas três edições, 125 alunos já participaram do evento, que atingiu indiretamente a cerca de 4.000 estudantes da rede estadual na região.

As atividades, que acontecem durante os cinco dias das 8h30 às 17h, incluem distribuição de um kit de materiais para os participantes (com crachá, avental, óculos de segurança, luvas e material de apoio didático), apresentação de professores e alunos da universidade, palestras, experimentos e apresentações artísticas.

“Todas as atividades serão supervisionadas por monitores, alunos de graduação e de pós-graduação. O 4º Química em Ação na Universidade deverá beneficiar indiretamente todos os alunos das escolas selecionadas, e espera-se que, ao final do evento, os participantes relatem suas impressões e experiências aos seus colegas e até aos seus professores, por meio de kits de experimentos que serão distribuídos gratuitamente para as escolas realizarem atividades em sala de aula sob orientação dos docentes”, contou o professor Fernando Sigoli, do Instituto de Química da Unicamp.

O dirigente regional de ensino da Campinas Oeste, professor Antonio Admir Schiavo, destacou a participação dos estudantes da rede estadual no programa do Instituto de Química. “Essa é uma iniciativa muito enriquecedora para nossos alunos. Eles ficam durante uma semana na Unicamp, vivenciam a essa ciência e isso pode despertar o interesse deles pela profissão”, disse.