sexta-feira, 18/12/2020
Ensino Médio

Alunos de escolas estaduais de Ribeirão Preto se preparam para o Enem  

Prova impressa será aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro; versão digital está programada para 31 de janeiro e 7 de fevereiro  

O Exame Nacional do Ensino Médio (2020) foi prorrogado para janeiro e início de fevereiro do próximo ano. Enquanto isso, as escolas estaduais da região de Ribeirão Preto estão realizando atividades para preparar os alunos para a prova.       

Confira algumas delas:   

A escola estadual Sebastião Fernandes Palma realizou simulado da prova, atividades sobre o Enem em todas as avaliações e também durante as atividades cotidianas da área. 

Desde 2016, alunos da escola estadual Amélia dos Santos Musa participam do Cursinho Popular Musa, feito em parceria com alunos e mestrandos da USP Ribeirão Preto. Devido a pandemia, neste ano, as aulas estão sendo realizadas pela plataforma “Google Sala de Aula”, além de envio de atividades, materiais para leitura e vídeos, os alunos ainda têm espaço para conversar e tirar dúvidas com os professores nas aulas ao vivo. Além do cursinho, no dia 16 de novembro, a unidade realizou a oficina: “técnicas de execução de provas”.  

A escola estadual Irene Dias Ribeiro criou um grupo no Whatsapp para as 3ª series do Ensino Médio, onde os professores auxiliam os alunos, divulgam vídeos, assuntos sobre os vestibulares e dialogam sobre os interesses quanto ao Ensino Superior. 

Já na escola estadual Cid de Oliveira Leite, os alunos das 3ª series do Ensino Médio foram preparados através de leitura e interpretação e texto, por meio de materiais ligados às questões e provas anteriores do Enem, para aplicação das técnicas discutidas nas aulas. 

Os estudantes também utilizam o caderno do aluno, produção de texto para desenvolvimento das competências para a redação do Enem, sempre pensando nos temas trabalhados em provas anteriores, além de realização de seminários, entre outras atividades.     

Centro de Mídias SP   

O Centro de Mídias SP (CMSP) transmite aulas do vivo de preparação às terças-feiras e sábados. Às terças, o conteúdo vai ao ar das 14h às 17h e pode ser acompanhado por meio do aplicativo CMSP, nos canais das 2ª e 3ª séries e da Educação de Jovens e Adultos (EJA)/EM. Os alunos têm a possibilidade de tirar dúvidas e interagir pelo chat do app.       

Nas transmissões são abordadas competências solicitadas no exame: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação.   

Aos sábados, as aulas são realizadas das 8h30 até as 12h20 em todos os canais do Ensino Médio e EJA EM. Além de serem transmitidas pelo CMSP, também podem ser acompanhadas pela TV Educação.