• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 10/11/2004
Últimas Notícias

Alunos de Escolas Estaduais de Taubaté participam de apresentação do Coral do Estado no shopping West Plaza em São Paulo

No próximo dia 11 de novembro, às 19 horas, um grupo de 14 alunos de escolas estaduais de Taubaté, integrantes do Projeto Orquestra, participará do Coral do Estado, composto por […]

No próximo dia 11 de novembro, às 19 horas, um grupo de 14 alunos de escolas estaduais de Taubaté, integrantes do Projeto Orquestra, participará do Coral do Estado, composto por 80 crianças e adolescentes. O coral é uma iniciativa da Associação dos Regentes dos Corais Infantis do Estado de São Paulo.

O coral foi formado com jovens músicos de Santos, Alumínio, São Bernardo do Campo e da capital paulista para a apresentação desta quinta-feira. Todos foram selecionados por meio de um teste aplicado por seus orientadores, onde tiveram que demonstrar condições para acompanhar as partituras enviadas pela organização do evento. Os escolhidos têm idade entre 9 e 14 anos.

O grupo de Taubaté participa de diversas apresentações pelo estado. A próxima, marcada para o dia 21 de novembro, será em Sorocaba e as demais serão nos eventos natalinos das cidades da região.

A professora voluntária, Denise Marques, é a orientadora do Projeto Orquestra que ela mesma iniciou voluntariamente em 1978, no Rio de Janeiro, onde lecionava na época. Desde 1989, em Taubaté, a maestrina colocou o projeto em prática. Na cidade já utilizou diversos locais para a realização de seu trabalho, mas atualmente a entidade que serve de sede é a Escola Estadual Dr. Quirino, que atende alunos de 1ª a 4ª série. O espaço é utilizado desde 1997, a convite da então diretora Sônia Maria Ferreira, hoje aposentada e voluntária do projeto.

O Projeto Orquestra conta com a colaboração de sete voluntários e atende a um público de 90 estudantes. Grande parte desse grupo é composta por alunos da Dr. Quirino, mas alguns fazem parte da comunidade do bairro.

As portas da escola ficam abertas a essa dedicada equipe todos os dias, a partir das 18 horas e aos finais de semana durante todo o dia. Os voluntários se revezam na aplicação das atividades e proporcionam aos jovens talentos aulas de harpa, violão, percussão, xilofones e instrumentos de lâminas, flauta, canto, dança, teatro, entre outras como, por exemplo, oficinas de matemática e português.

O projeto já foi requisitado por outras cidades e deve ter início em janeiro de 2005 em Campos do Jordão e Pindamonhangaba. Os interessados devem entrar em contato através do email: projeto.orquestra@ig.com.br

Gabriela Ferraz