quinta-feira, 02/06/2005

Alunos de Escolas Estaduais participam de “Jovens Trovadores”

Concurso de poesias é realizado pela Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e o Programa Escola da Família Incentivar a leitura […]

Incentivar a leitura de poesias, cultivar a declamação e ainda valorizar novos talentos literários entre jovens estudantes do Ensino Médio, num saudável exercício de pesquisa e leitura. Este, pelo menos, o principal objetivo do Concurso de Declamação de Poesias “Jovens Trovadores”, realizado pela Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e o Programa Escola da Família.

Neste evento, as dez escolas públicas estaduais inscritas apresentarão poesias de autores consagrados da Língua Portuguesa e de autores barbarenses. “Cada uma das escolas apresentará duas poesias, sendo uma do autor consagrado e outra do autor barbarense”, explica o professor de artes cênicas Almir Pugina, organizador do evento. De acordo com ele, o “Jovens Trovadores” é um grande estímulo para escritores e poetas que, muitas vezes, não encontram espaço para divulgar seus trabalhos. “A escola é a grande formadora e fornecedora de mão-de-obra e o nosso trabalho com este evento é muito simples: apenas o de divulgar”, finaliza Pugina.

Em sua primeira edição, o evento reunirá cerca de 450 jovens estudantes de escolas públicas estaduais. Durante a declamação, que será realizada no Teatro Municipal Manoel Lyra, nesta sexta-feira, 03, os alunos também farão a encenação do tema apresentado. Para cada escola, será permitida uma torcida organizada com 32 alunos do Ensino Médio. Todos os ensaios estão sendo realizados nas escolas, com apoio de profissionais que integram o Programa Escola da Família.