• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 13/09/2005
Últimas Notícias

Alunos de escolas estaduais pintam vacas para a exposição da CowParade

Os alunos da EE Dr. Vidal Fogaça de Almeida (Diretoria de Ensino Leste 1) pintarão na quarta-feira, dia 14, a partir das 9 horas, três vacas em tamanho natural feitas […]

Os alunos da EE Dr. Vidal Fogaça de Almeida (Diretoria de Ensino Leste 1) pintarão na quarta-feira, dia 14, a partir das 9 horas, três vacas em tamanho natural feitas de fibra de vidro, que farão parte da exposição CowParade – Circuito das Vacas – em cartaz em locais públicos da cidade de São Paulo.

Com idades de 12 e 18 anos, os alunos receberão apoio técnico de dois artistas plásticos: Carlos Barmak, arte educador e Marcela Ascar, cuja vaca “Miss Tropicow” já integra a exposição CowParade. No dia 16, serão pintadas outras duas por alunos da EE Dom João Maria Ogno , também da Diretoria Ensino Leste 1. Os estudantes que participam do projeto foram selecionados pelos professores de arte das escolas (de 5 a série ao ensino médio).

Os eventos fazem parte do projeto Vacas nas Escolas , formatado pela Fundação Abrinq e pelo Instituto Votorantim para colocar alunos da rede pública de ensino em contato com a realização artística. Depois de pintadas, as vaquinhas ficarão expostas na Praça Ramos, no centro, e na avenida Luiz Carlos Berrini, região sul da cidade.

As escolas escolhidas para participar do Vaca nas Escolas fazem parte do programa Crer para Ver , da Fundação Abrinq, em parceria com a Natura, cujo objetivo é dar apoio financeiro e técnico a projetos de melhoria do ensino público. Nessas escolas, o programa também apóia o Projeto Cinema e Vídeo Brasileiro , desenvolvido  pela Ação Educativa e a Diretoria de Ensino Leste 1. Ambos visam a aproximação das comunidades escolares com a linguagem audiovisual, por meio de videotecas, mostras temáticas e formação de professores.

Todas as peças da CowParade , inclusive as pintadas pelos alunos, serão leiloadas em novembro deste ano. A renda obtida no leilão será revertida para a Fundação Abrinq, que há 15 anos trabalha para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil.

CowParade

A CowParade é um evento mundial de arte pública, que começou em 1999, na Suíça e já expôs mais de três mil esculturas em diversos países, passando pelas cidades de Nova York, Bruxelas, Londres, Tóquio, Praga, Estocolmo, Las Vegas e outras. Em São Paulo, a exposição começou no dia 4 de setembro e fez sua estréia na América Latina. Este ano, ainda passará por Boston, Mônaco, Lisboa, Paris, Moscou, Cidade do México e Buenos Aires. A CowParade Brasil tem licença exclusiva da Toptrends – Tendências e Soluções em Comunicação.

Fundação Abrinq

A Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança é uma entidade sem fins lucrativos, de Utilidade Pública Federal, criada em 1990 por um grupo de empresários. Sua missão é promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania da criança e do adolescente, usando como estratégia a articulação e a mobilização da sociedade civil e do poder público para transformar a criança e o adolescente em prioridade, além de promover e dar visibilidade a políticas e ações bem-sucedidas que possam ser disseminadas. Site: www.fundabrinq.org.br.

Serviço: Cowparade nas escolas

EE Dr. Vidal Fogaça de Almeida
Data: 14 de setembro
Horário: 9 horas
End: Rua Malacacheta, 118

Bairro: Cangaíba – Zona LesteEE Dom João Maria Ogno
Data: 16 de setembro
Horário: 14 horas
End: Rua Maria Carlota, 400
Bairro: Vila Esperança – Zona Leste

Paola Martins e Luis Octavio Rocha