terça-feira, 07/08/2012
Imprensa

Alunos de escolas estaduais podem se inscrever até sexta-feira na Olimpíada de História do Brasil

A competição, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, é voltada a estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio Alunos […]

Alunos de escolas estaduais podem se inscrever até a próxima sexta-feira, 10 de agosto, na 4ª Olímpiada Nacional em História do Brasil, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A competição é voltada a estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio. As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.museudeciencias.com.br.

A Olímpiada Nacional em História do Brasil é composta por seis fases, cinco delas on-line e a final, presencial. A primeira etapa começa no dia 20 deste mês, e a última, com 37 equipes finalistas, acontece nos dias 20 e 21 de outubro, na Unicamp. As equipes participantes devem ser formadas por três estudantes e um professor de história que atue na escola que os adolescentes frequentam.

“A proposta da Olímpiada Nacional em História do Brasil é que o trabalho coletivo desenvolvido pelos alunos vá além de estudar apenas o conteúdo das questões propostas, mas de desenvolver um olhar crítico para a história. Dessa forma, será valorizado o processo de aprendizagem e a construção do conhecimento. O contato direto com documentos históricos permite aos participantes trabalharem como historiadores, à medida que processam as informações exigidas nas respostas das questões em cada uma das fases”, comenta Cristina Meneguello, docente da Unicamp e coordenadora da Olimpíada.

Nas primeiras quatro etapas, os grupos terão de responder a questões e desenvolver tarefas indicadas pela organização do evento. Na quinta fase, os alunos de realizar uma tarefa que será informada na data. Na última das seis etapas, a presencial, as equipes terão de responder a perguntas e participar de alguns desafios propostos pelo museu.

A premiação será em 21 de outubro, data da final. Serão premiadas escolas, docentes e alunos com 60 medalhas de ouro, 100 de prata e 140 de bronze. Todos os participantes recebem certificado de participação na competição. Além disso, os professores das equipes com as melhores pontuações das primeiras fases serão convidados a participar de uma capacitação de uma semana na Unicamp.

A Escola Estadual Professora Darcy Silveira Vaz, localizada em Colina, no interior do Estado de São Paulo, foi medalhista da Olimpíada Nacional em História do Brasil nas últimas duas edições. Em 2010, a equipe Conexão Darcy foi medalha de prata e no ano passado, o grupo Historiadores de Colina 2 foi medalha de bronze na competição.

A professora de história Suzel Jirardi, que orientou as duas equipes medalhistas, destacou a participação dos estudantes na Olimpíada. “A participação dos alunos vai além da competição e do que eles aprendem na escola. Os desafios propostos pela organização são ótimos, porque eles viram historiadores e desenvolvem excelentes trabalhos em grupo relacionados à história local. É uma ótima competição. Com certeza nossa escola vai se inscrever neste ano, assim como nos anos anteriores”, conta a docente.

Aluna da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Darcy Silveira Vaz no ano passado, Carolina Sorgi da Silva Costa, 18 anos, foi integrante da equipe Historiadores de Colina 2, medalhista de bronze na 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil e ainda se lembra da experiência. “O grande aprendizado que carregamos vai muito além da competição”, comenta a ex-aluna da rede estadual.