terça-feira, 08/10/2013
CEL

Alunos da rede poderão fazer intercâmbio gratuito na França, Argentina ou Inglaterra

Jovens podem se inscrever no processo seletivo até a próxima sexta-feira (11)

Os alunos das escolas estaduais de São Paulo terão a oportunidade de conhecer e estudar na Inglaterra, França e Argentina. Os jovens interessados em participar do programa de intercâmbio da Educação podem fazer a inscrição até a próxima sexta-feira (11), para o processo seletivo que acontece no dia 20 de outubro.

O cadastro deve ser feito no Centro de Estudo de Línguas (CEL) que o aluno frequenta. Após o processo seletivo, o resultado com os aprovados sairá no dia 31 de outubro. Podem concorrer os 22 mil alunos das escolas estaduais que estão matriculados em qualquer estágio do curso de inglês ou a partir do nível II de francês ou espanhol em um CEL da rede.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

São exigidos ainda requisitos como frequência mínima de 75% nas aulas de idioma e ter alcançado média igual ou superior a 7,0 (sete) em Língua Inglesa nos quatro bimestres do curso de Ensino Médio no ano letivo anterior ao de realização da prova.

Serão oferecidas 356 vagas ao todo, sendo 40 para a França, 60 para a Inglaterra e 256 para a Argentina, de acordo com o idioma que o jovem cursa no CEL. A viagem acontece no período de férias escolares de verão ou inverno.

25 anos

A iniciativa inédita de promover o intercâmbio internacional na rede estadual de ensino faz da comemoração dos 25 anos dos Centros de Estudos de Línguas (CELs), que oferecem aos estudantes da rede estadual cursos gratuitos de idiomas, como inglês, espanhol e francês.

Os jovens selecionados farão cursos intensivos de 20 dias na Inglaterra, França e Argentina. A Educação oferecerá todo o suporte necessário, desde o trâmite para a emissão do passaporte e visto, até transporte, alimentação, estadia e jaqueta térmica. Além das aulas, os estudantes do Ensino Médio farão passeios culturais, tudo sem custo.

Matrícula

Os alunos da rede estadual interessados em fazer um curso de idioma no próximo semestre já podem procurar o Centro de Estudos de Línguas mais próximo. No total, são 224 unidades distribuídas no Estado. Saiba mais aqui.