• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 06/09/2011
Últimas Notícias

Alunos de escolas estaduais se apresentam no desfile de 7 de setembro

O tradicional evento em comemoração ao dia da Independência contará com a apresentação de 935 estudantes de seis escolas estaduais da capital O desfile cívico-militar de 7 de setembro em […]

O tradicional evento em comemoração ao dia da Independência contará com a apresentação de 935 estudantes de seis escolas estaduais da capital

O desfile cívico-militar de 7 de setembro em comemoração à Independência do Brasil vai contar com a participação de 935 alunos de seis escolas estaduais da capital paulista. O evento será realizado nesta quarta-feira, no sambódromo do Anhembi, em São Paulo, às 8 horas. Os estudantes, que cursam do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, fazem parte de fanfarras e representarão a bandeira das escolas em apresentações que duram cerca de uma hora.

Os ensaios para o desfile começaram há alguns meses e foram intensificados nas unidades escolares nos últimos dias. A aluna Islaine Aparecida de Souza Pacheco, 13 anos, cursa a sétima série na Escola Estadual Professor Mario Arminante e participará do desfile pela segunda vez. Em 2010, ela tocava corneta na banda da unidade. Neste ano, vai dançar na linha de frente representando a escola.

“É um orgulho poder representar a escola no desfile. Para mim, a melhor parte é o momento do nosso grito de guerra. Fico emocionada”, conta Islaine, que ensaia a coreografia para a apresentação, de forma intensa, há dois meses, três vezes por semana.

Roseli da Silva, diretora da escola, afirma que os estudantes adoram participar do evento e que até alguns pais também gostariam de desfilar e irão assistir à apresentação, tamanha a empolgação dos filhos. “Fico lisonjeada com a participação da nossa escola, desde 2009, no dia da Independência, em São Paulo. O envolvimento dos alunos é enorme”, declara.

A Secretaria de Estado da Educação e a Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo são responsáveis pela logística, cuidando do transporte de ida e volta dos estudantes. A coordenadoria, por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), vai fornecer dois kits com lanche aos participantes. Cada escola disponibilizou dois professores para acompanhar os estudantes ao evento.

Confira as escolas participantes

– Escola Estadual Sebastião de Souza Bueno
– Escola Estadual Julio de Mesquita Filho
– Escola Estadual Visconde de Itaúna
– Escola Estadual Johann Gutenvberg
– Escola Estadual Armando Gaban
– Escola Estadual Professor Mario Arminante

Confira vídeo com preparativos de alunos da Escola Estadual Julio de Mesquita Filho para o desfile de 7 de setembro: