• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 03/07/2003
Últimas Notícias

Alunos de escolas estaduais vencem prêmio nacional sobre prevenção de drogas

Mais uma vez alunos de escolas da rede estadual se destacaram na campanha de prevenção ao uso de drogas  promovida pela Secretaria Nacional Antidrogas – Senad. O Concurso de Cartazes […]

Mais uma vez alunos de escolas da rede estadual se destacaram na campanha de prevenção ao uso de drogas  promovida pela Secretaria Nacional Antidrogas – Senad. O Concurso de Cartazes nas Escolas denominado   “Sou Vivo Não Uso Drogas”, voltado para todas as escolas do País, tem como objetivo a participação ativa de alunos e do corpo docente em trabalhos dirigidos à prevenção ao uso de drogas. Dos 12 alunos classificados na premiação deste ano, cinco foram da rede estadual de São Paulo.

O critério para escolha dos vencedores foi a faixa etária dos alunos e o desenvolvimento do tema proposto em cartazes. A premiação aconteceu no dia 26 de junho (Dia Internacional Antidrogas), no Palácio do Planalto, em Brasília. Os alunos tiveram que desenvolver o tema em cartazes, utilizando apenas  papel e material de pintura, como lápis de cor.

Este ano, o primeiro lugar na categoria de 1a série do Ensino Fundamental  ficou com  a aluna Camila de Oliveira Cruz, da EE Profa. Maria do Carmo Pompeu Castro, do município de Garça. A aluna recebeu a quantia de R$ 2 mil como prêmio. Camila não foi a única representante da  unidade a receber a premiação em Brasília nesta quinta-feira. A escola também foi representada pelos alunos Carla Benites de Lima, que conquistou o terceiro lugar entre os alunos da 4a série e Valdeir Pereira Miguel, da EE Profa. Maria da Glória Bacarat, (vinculada à EE Profa. Maria do Carmo), ganhador do primeiro lugar entre os alunos da 3a série.

Para a diretora da escola, Rosa Elisa Piola, a participação e a premiação dos alunos no concurso vêm de encontro à proposta pedagógica da unidade. “Estamos sempre preocupados com  a visão que os alunos têm sobre o assunto e como discutir com eles a questão da prevenção”, afirma a diretora, destacando que, além da premiação, outro ponto importante foi a possibilidade que os alunos tiveram de conhecer a capital do País. “O prêmio e a viagem além de elevarem a auto-estima dos estudantes e da equipe escolar, marcará a lembrança dessas crianças para o resto da vida”.

Além da escola de Garça, Fernandópolis e Campinas também estiveram representando a rede estadual de São Paulo em Brasília. O aluno Murilo de Oliveira Costa, da EE Fernando Barbosa Lima, de Fenandópolis, ficou com o segundo lugar na categoria 2a série do Ensino Fundamental; e o aluno Rafael Del Bianchi de Oliveira, da EE Prof. Salvador Bove, de Campinas, ficou com o segundo lugar na categoria da 3a série.

A diretora da EE Fernando Barbosa Lima, Ida Rosa Penasso Fonseca, conta que no ano passado a escola também esteve entre as premiadas. “No ano passado recebemos três premiações e, novamente, estaremos em Brasília representando São Paulo. Isto é fruto de um trabalho que a escola desenvolve voltado não apenas à questão das drogas mas também de cidadania, envolvendo todos os alunos”.

O envolvimento da equipe docente no projeto pedagógico também é um ponto forte da EE Prof. Salvador Bove. A diretora  da escola, Maria Isabel Garcia Bedran, conta que o tema prevenção sempre é abordado pelos  professores em sala de aula e em palestras. “Com este envolvimento, os alunos se conscientizam sobre a importância da prevenção ao uso de drogas lícitas e Ilícitas”.

Ana Lucia Venerando