• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 22/06/2009
Últimas Notícias

Alunos de francês participam de evento do Ano da França no Brasil

Estudantes de Cels visitam exposição “O francês no Brasil em todos os sentidos” Neste domingo (21/6), 45 alunos do curso de francês do Centro de Estudos de Línguas (CEL) da […]

Estudantes de Cels visitam exposição “O francês no Brasil em todos os sentidos”

Neste domingo (21/6), 45 alunos do curso de francês do Centro de Estudos de Línguas (CEL) da Secretaria de Estado da Educação visitam a exposição “O francês no Brasil em todos os sentidos”, que acontece no Museu da Língua Portuguesa. O grupo é formado por estudantes de escolas das Diretorias de Ensino de Presidente Prudente, Ourinhos e Assis e participarão de oficinas sobre o idioma.

Até agosto, outros 230 estudantes de unidades do Cel de todo o Estado visitarão a exposição. As atividades fazem parte das comemorações oficiais do ano da França na Brasil. Todos os alunos recebem certificado de participação do evento.

A exposição apresenta os pontos de contato dos idiomas português e francês e, ainda, as influências culturais presentes na cultura brasileira e que têm suas origens na França.

Com curadoria de Henriette Walter, Benoît Peeters e do brasileiro Alvaro Faleiros a exposição tem cenografia assinada por André Cortez e recria no primeiro andar do museu uma metrópole contemporânea, uma cidade cenográfica que mescla São Paulo e Paris, duas das mais importantes cidades do mundo na atualidade.

Poesia, cultura popular, moda, balé, gastronomia e literatura também são temas abordados na exposição.

“Aprender um idioma se torna mais agradável quando utilizamos recursos que aproximam os alunos da cultura e dos hábitos do país. A exposição é uma oportunidade de agrupar conhecimento e cultura, disse o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.