• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 05/05/2006
Últimas Notícias

Alunos de Guarulhos visitam o Museu da Língua Portuguesa

Objetivo é que o passeio sirva de complemento para projeto desenvolvido na escola Os alunos da Escola Estadual Jardim Maria Dirce III, de Guarulhos, conheceram o Museu da Língua Portuguesa, […]

Objetivo é que o passeio sirva de complemento para projeto desenvolvido na escola

Os alunos da Escola Estadual Jardim Maria Dirce III, de Guarulhos, conheceram o Museu da Língua Portuguesa, localizado na Estação da Luz, em São Paulo, no último domingo. O espaço tem um vasto conteúdo sobre linguagem, a história da língua, os vários idiomas usados para criá-la, as formas que ela assume no cotidiano e a criação da língua na literatura brasileira, entre outros assuntos, todos apresentados com a ajuda de diversas mídias.

“O passeio cultural nos serviu como complemento e subsídio ao projeto pedagógico Ler e Letrar-se, que estamos desenvolvendo na escola. Temos o objetivo de aguçar o gosto pela leitura e desenvolver o potencial de letramento”, disse a professora de língua portuguesa, Taysa Soares Vieira.

Como é o Museu

A proposta é que os visitantes embarquem numa viagem pela língua, logo na entrada. É quando começa o trabalho da cenógrafa e diretora teatral Bia Lessa. Ela trabalhou artísticamente com a oralidade da língua. “O que nos interessa é a língua sem preconceito. A intimidade que os brasileiros têm com ela”. Depois é a vez do “Saguão dos Elevadores”, uma grande instalação em forma de uma árvore feita por palavras que toma conta de todo o ambiente. No auditório, de um jeito lúdico e criativo, os visitantes aprendem sobre o surgimento da linguagem, as famílias lingüísticas, o latim e finalmente o português, incluindo, como esta língua se estrutura no mundo.

Um espaço que merece atenção especial é a “Praça da Língua”. É o local em que o público vivencia uma experiência sonora e musical impressionante. “Lugar para estar presente a força da expressão poética”, define o compositor José Miguel Wisnik, que participou da elaboração do espaço.

No segundo andar fica “A Grande Galeria”, com a maior tela de projeção do mundo: 120 metros de extensão. E não é só. O Museu tem ainda a “Linha do Tempo”, que traça a história da língua portuguesa, nascida quatro mil anos antes de Cristo. Outro espaço do Museu que encanta os visitantes é “Sala de Etimologia”, com jogos que permitem a criação de novas palavras a partir da língua portuguesa. “A idéia foi criar um game, um tipo de jogo em que é possível brincar de criar e colar palavras”, disse Marcelo Tas, que participou da criação da Sala.

Serviço

Visita ao Museu da Língua Portuguesa

Horário: das 10 às 18 horas, de terça a domingo. A entrada de visitantes será permitida até as 17h.

Local: Praça da Luz, s/nº – São Paulo – SP
Ingressos:

R$ 4,00 – inteira – (adulto).
R$ 2,00 – meia – (estudantes da rede pública).
Crianças até 10 anos e pessoas acima de 60 anos não pagam.