• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 04/12/2003
Últimas Notícias

Alunos de Itapetininga encenam peça sobre o Sítio do Pica-Pau Amarelo

A Escola Estadual Major Fonseca, em Itapetininga, tornou-se um exemplo de como implantar programas educacionais sólidos e eficientes. Em 2003, a instituição seguiu à risca o projeto denominado Escola dos […]

A Escola Estadual Major Fonseca, em Itapetininga, tornou-se um exemplo de como implantar programas educacionais sólidos e eficientes. Em 2003, a instituição seguiu à risca o projeto denominado Escola dos Nossos Sonhos, e se transformou em modelo dentro da rede estadual.

De forma brilhante, os dirigentes da escola, que completou 71 anos de existência, dividiram o calendário em atividades, bem recebidas pelos alunos e com resultados pedagógicos acima das expectativas

Várias atividades se intercalaram, com um planejamento bem elaborado, que possibilitou aos educadores atingirem as metas estipuladas. Foi um ano cheio de descobertas e integração para os estudantes da 1a. à  4.ª série do Ensino Fundamental.

Logo de início, eles participaram do programa Tempo de Leitura. Durante 4 bimestres, conheceram a fundo os principais autores brasileiros, assim como o folclore do país e a história da pacata e tradicional cidade de Itapetininga, no coração de São Paulo.

O destaque desta atividade foi a pesquisa sobre o escritor Monteiro Lobato. Textos detalhando a vida e obra do autor, produzidos por alunos de 10 anos, traziam implícitos toda a pureza e envolvimento dos estudantes no tema.

A riqueza da busca foi impulsionada pela magia do autor. As crianças leram histórias sobre os personagens famosos do Sítio do Pica-Pau Amarelo, realizaram trabalhos que esmiuçaram até mesmo suas personalidades, e se espelharam nas mais singelas atitudes observadas em cada história.

No fim deste trabalho, de cunho interdisciplinar, os alunos fizeram várias apresentações de teatro, no Centro Cultural da cidade, como as peças no “Reino das Águas Claras”, e “O Nascimento de Emília”, compostas pelas personagens do famoso sítio.

Na continuidade do Escola dos Nossos Sonhos, a EE Major Fonseca organizou trabalhos sobre outros autores brasileiros – como Cecília Meireles, Ruth Rocha e Maurício de Souza -, além de atividades que destacavam a importância da cidadania, da prevenção de doenças e do vínculo afetivo entre alunos e professores. Não faltaram poesias e dissertações.

A maioria dos projetos, inclusive o do Sítio do Pica-Pau Amarelo, serão implantados novamente em 2004.