• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 22/04/2010
Últimas Notícias

Alunos de Jandira visitam Aldeia Tekoa Pyau no Parque Jaraguá, na capital

Após partida de futebol em comemoração ao Dia do Índio, alunos da EE Vicente Themudo irão conhecer a realidade das cerca de 300 crianças que vivem na aldeia Tekoa Pyau; […]

Após partida de futebol em comemoração ao Dia do Índio, alunos da EE Vicente Themudo irão conhecer a realidade das cerca de 300 crianças que vivem na aldeia Tekoa Pyau;

Os estudantes levarão donativos arrecadados pela escola junto à comunidade local

 Em comemoração ao Dia do Índio (19/04), os alunos da Escola Estadual Vicente Themudo, no município de Jandira, receberam a visita de crianças da aldeia Tekoa Pyau para uma partida de futebol. Nesta sexta-feira (23/04), será a vez dos alunos fazerem uma visita à aldeia, localizada no Parque do Jaraguá, na capital paulista, para conhecer um pouco da realidade das cerca de 300 crianças da etnia Guarani Mybia que vivem lá.

“Será uma experiência muito rica. Por meio dessa convivência, queremos que os alunos conheçam, entendam e aprendam a respeitar a diferença entre as culturas”, comenta Ewerton Ferreira Toti, professor de educação física da Vicente Themudo e integrante da OSCIP Aryran (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que realiza um trabalho social na aldeia Tekoa Pyau.

Aluno do 8º ano do Ensino Fundamental da Vicente Themudo, Júlio Cezar Moreira de Paula, de 13 anos, disse que nunca visitou uma aldeia indígena e está ansioso pela experiência. “Sempre tive vontade de ver como eles vivem, conhecer de perto a cultura deles. Eles vieram conhecer nossa escola e agora temos a oportunidade de retribuir a visita e conhecer a casa deles”, comenta Júlio. Na aldeia, os alunos participarão de jogos e assistirão a um ritual religioso apresentado pelos índios.

Roupas e alimentos não perecíveis arrecadados pela escola serão doados na visita. A aldeia Tekoa Pyau é formada por cerca de 600 índios, sendo metade, crianças que habitam uma área de dois hectares e sobrevivem da venda de artesanatos, sua única fonte de renda.