terça-feira, 09/10/2012

Escolas de Miracatu, Iguape e Itariri participam de Olimpíada Regional Indígena

A comunidade indígena escolar dos municípios de Miracatu, Iguape e Itariri estão agitadas com a Olimpíada Regional da Educação Escolar Indígena, que acontece nesta terça e quarta-feira, 9 e 10 […]

20120925_headers_olimpada_indgena_620

A comunidade indígena escolar dos municípios de Miracatu, Iguape e Itariri estão agitadas com a Olimpíada Regional da Educação Escolar Indígena, que acontece nesta terça e quarta-feira, 9 e 10 de outubro, nas cidades da região.

Em outubro, 240 mil alunos de escolas estaduais participam de atividades culturais

Última semana para inscrições no processo seletivo de estágio do Acessa Escola

Promovida pela Diretoria de Ensino de Miracatu, o evento reúne 131 alunos de oito escolas estaduais indígenas de aldeias das etnias tupi e tupi-guarani.

Com a execução do hino nacional em guarani, a programação contempla a entrada das duas delegações participantes e a cerimônia do fogo. Nesta quarta-feira (10), os jogos começam com rumores do tambor. Também estão programadas demonstrações de jogos tradicionais, danças típicas e exposição de artesanato, além de uma noite cultural marcada para as 19h.

Conheça a página da Secretaria da Educação no Facebook

O evento inclui esportes como o futebol de areia masculino e feminino e o salto em distância, mas também contempla jogos nativos, como arco e flecha e peteca. “O evento marca a aproximação da cultura indígena com os juruas, os não indígenas”, conta a dirigente de ensino de Miracatu, professora Ademilda Moreira Suyama.