• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 06/12/2017
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Alunos de Piraju lançam coletânea de autobiografias

Estudantes do CEEJA contam histórias emocionantes na primeira edição do projeto “Minha Vida, Minha História”

Alunos do Centro Estadual de Jovens e Adultos (CEEJA), de Piraju, na região do Vale do Paranapanema, desenvolveram uma forma bonita e emocionante para relatar os fatos mais importantes de suas vidas. O projeto intitulado “Minha vida, Minha História”, traz autobiografias escritas por 17 alunos da cidade.

Produzidos entre os meses de maio e outubro de 2017, os textos foram reunidos em um livro homônimo do projeto. Os alunos foram orientados por professores que lecionam Língua Inglesa e Portuguesa. O lançamento aconteceu durante uma noite literária, no final de outubro, com a comunidade escolar.

Os alunos, que possuem idades variadas, contam sobre sua relação com a escola, começando com a necessidade de abandonar os estudos para cuidar da família, a decisão de voltar para as salas de aula e até como se sentem hoje como estudantes.

A ideia surgiu por meio de uma oficina proposta no Caderno do Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Durante a realização das atividades, a equipe de docentes se deparou com histórias emocionantes e surgiu a ideia de publicar um livro para divulgar as autobiografias dos alunos.

Os principais objetivos da atividade são o acolhimento e o resgate da autoestima dos estudantes, princípios fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, os professores elaboraram um projeto que instigasse esses adultos a relatarem suas histórias de vida, visando o registro dessas memórias e o desenvolvimento das competências leitora e escritora.

CEEJA

A Educação conta com unidades do CEEJA em todo o estado de São Paulo. O diferencial do modelo é que ele oferece carga horária flexível e dá oportunidade a alunos com mais de 18 anos que querem voltar à sala de aula.

Nessa modalidade de ensino, o aluno recebe o material no ato da matrícula e é orientado a criar um plano de estudos. Sempre que sentir necessidade, pode recorrer ao centro para tirar dúvidas presencialmente com os professores.