segunda-feira, 15/06/2020
Boas Práticas

Alunos de São José dos Campos dão sequência ao Projeto Cantinho da Matemática

A partir de textos literários e de enigmas, os alunos são desafiados no pensamento e na interpretação

O projeto “Cantinho da Matemática”, iniciado no final de 2018, segue agora de forma virtual, devido ao isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19. A coordenadora da escola estadual Euclides Bueno Miragaia, Ellen Sanches, grava semanalmente um vídeo fazendo a leitura de dois desafios nas redes sociais da escola. Os alunos deixam as respostas nos comentários ou enviam no e-mail da unidade.

A ideia surgiu a partir de uma experiência em uma das formações na Diretoria Regional de Ensino de São José dos Campos. As professoras coordenadoras do núcleo pedagógico dos anos iniciais começaram a usar desafios e charadas do Sherlock Holmes, trabalho que instigou os professores a responderem aos questionamentos.

Daí veio a ideia, que foi adaptada para o cantinho da matemática, comenta a coordenadora. “Primeiro criamos os desafios aleatórios de matemática elaborados de acordo com a faixa etária dos estudantes, e depois colocávamos no chamado cantinho da matemática. Os alunos faziam as atividades e levavam na coordenação da escola”.

Cada um que fazia, ganhava ponto positivo, mas sem alteração na nota. “Eu atrelei também um mercadinho da coordenação, onde cada acerto do cantinho era feita uma contagem da quantidade que cada aluno tinha de moeda Miragaia, que remete ao nome da escola. No final, todo mundo que participava e ganhava podia fazer as compras com aquelas moedinhas”, ressalta.

Neste momento de isolamento social, a escola resolveu manter a atividade para manter o laço com os alunos. “Tudo o que estamos vivendo é muito diferente e acho que eles precisam ter essa possibilidade, porque gostam e aprendem com isso”, comenta a diretora.