• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 17/02/2017
Boas Práticas

Alunos de São José dos Campos vão aos EUA participar de competição de robótica

Formada por voluntário da Escola da Família, equipe é a primeira escola pública de SP a participar

O que é sonho para uns, se tornou a realidade dos alunos da E.E. Prof. Alceu Maynard de Araujo, de São José dos Campos. Além de trabalharem na confecção de um robô, os estudantes embarcam, no próximo dia 28 de fevereiro, para os Estados Unidos, para participar da FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), a maior competição internacional de robótica, que reúne jovens talentos do mundo inteiro.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O responsável por plantar esse sonho no coração dos estudantes foi o ex-aluno da unidade, Leonardo Machado Rocha. Hoje, professor da rede particular, engenheiro mecânico e voluntário do Programa Escola da Família. Leonardo não poupou esforços para transformar esse sonho em realidade: promoveu encontros entre os alunos e especialistas, introduziu na robótica os estudantes que não tinham qualquer experiência técnica sobre o tema, conquistou patrocinadores, inscreveu os alunos na competição e se dedicou a acompanhar os estudantes nesta jornada.

“No Brasil, a educação merece cuidado. E eu, como professor, enxergo nesse projeto uma oportunidade de proporcionar uma educação melhor”, disse o voluntário.

Depois de receber capacitação e estarem inscritos na competição, com apoio da equipe gestora da escola, o Brazilian Storm, grupo formado por 10 estudantes, ganhou espaços na unidade para a confecção do robô: duas salas para guardar os equipamentos e realizar testes e permissão para utilizar a sala do Acessa Escola para o desenvolvimento técnico do protótipo.

Leonardo explica que para iniciar na competição, o grupo foi contemplado com um kit da First, contendo ferramentas e instruções necessárias para a confecção. Eles têm seis semanas, desde o início de janeiro e final de fevereiro, para finalizar o trabalho e enviar o robô para os EUA.

Para garantir a ordem na produção, o time é divido entre as áreas de mecânica, eletrônica, programação e marketing. “Todo o corpo do robô é feito pela mecânica. A eletrônica é como se fossem os órgãos, responsável por mandar energia para o corpo. A programação é como se fosse o cérebro, programa o robô para que ele execute determinadas tarefas. O marketing promove a imagem do time para o patrocinador”, explicou a aluna Luana Korzempa.

A equipe vai competir na categoria First Tech Challenge (FRC), na etapa regional do Sul da Flórida, em West Palm Beach.  Classificados nesta etapa, a equipe tem a chance de participar do mundial, em Huston.

Para a diretora da unidade, Daniela Torres, a vitória dos alunos independe do resultado final. “O valor que nós sentimos que os alunos incorporaram foi realmente a responsabilidade, o comprometimento, o trabalho em equipe e o foco tirado em alguma coisa que não fosse muito bacana mas focado em alguma coisa que não vale muito a pena. Muda a vida de alguns desses adolescentes”, disse.

Premiação

Os melhores colocados são premiados com troféus pela participação e a possibilidade de ganhar bolsas de estudo em renomadas universidades americanas.