• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 10/08/2007
Últimas Notícias

Alunos de São Vicente fazem mutirão voluntário de limpeza

Uma questão de cidadania. Este foi o ponto decisivo para mobilizar os alunos do segundo ano do ensino médio (período da manhã) da escola Profª Maria Dulce Mendes, em São […]

Uma questão de cidadania. Este foi o ponto decisivo para mobilizar os alunos do segundo ano do ensino médio (período da manhã) da escola Profª Maria Dulce Mendes, em São Vicente, no litoral paulista, e fazer com que eles transformassem o local em que estudam. A iniciativa partiu de uma atividade proposta pelo professor de Filosofia Paulo Roberto Pereira dos Santos.

Mesmo sendo uma ação voluntária, quarenta estudantes arregaçaram as mangas, literalmente, para deixar tudo limpo e organizado. O primeiro mutirão de limpeza aconteceu em maio, durante a última aula, em uma sexta-feira. A ação fez tanto sucesso que deverá se repetir a cada dois meses com o apoio da diretora da unidade, Maria Julia Gomes.

Os reflexos, de acordo com o professor, são evidentes. As turmas da tarde e da noite – que estudam depois do pessoal do mutirão – sempre colocam as cadeiras sobre as mesas para facilitar o trabalho das serventes. “A idéia é conscientizar o aluno enquanto sujeito responsável pela construção da cidadania e na formação ética, e em relação ao uso e conservação do bem público”, explicou Paulo Roberto.

Celso Bandarra