• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 13/10/2011
Últimas Notícias

Alunos de sete escolas estaduais disputam a final da 3ª Olimpíada Nacional de História do Brasil

A última fase da competição, promovida pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, acontece no próximo sábado, 15/10, e contará com a participação de 11 equipes da rede estadual, formadas […]

A última fase da competição, promovida pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, acontece no próximo sábado, 15/10, e contará com a participação de 11 equipes da rede estadual, formadas por estudantes da Grande São Paulo e do interior

Alunos de sete escolas estaduais, sendo uma da Grande São Paulo e seis do interior, disputam no próximo sábado, 15 de outubro, a final da 3ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), promovida pelo Museu Exploratório de Ciências da Universidade de Campinas (Unicamp). Participam da última fase da competição 300 equipes, formadas por 1,2 mil estudantes, classificados dentre mais de 60 mil inscritos em todo o País. No sábado, os participantes farão a prova final e no domingo, 16 de outubro, a partir das 9h, será realizada a cerimônia de premiação, no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp.

Entre as equipes finalistas, 66 representam o Estado de São Paulo, sendo 11 provenientes da rede pública estadual. Localizada no município de Colina, na região da Diretoria de Ensino de Barretos, a Escola Estadual Profº Darcy Silveira Vaz conseguiu classificar três grupos para a final. “É a terceira vez que participamos da competição e em todas fomos finalistas”, comenta Márcia Maria Pardal Bernardes, coordenadora pedagógica da unidade.

Na 1ª edição da Olimpíada, a escola de Colina participou com apenas uma equipe. Na 2ª, foram inscritos sete grupos, dos quais um chegou à final e conquistou a medalha de prata. Dessa vez, novamente sete equipes entraram na disputa. “A partir do momento em que o aluno entra na competição, ele passa a se dedicar mais. Nós formamos grupos de estudo que se reúnem duas vezes por semana, fora do horário das aulas, para se preparar com o auxílio de professores-orientadores. É um estímulo à evolução”, afirma Márcia Bernardes.

Aluna da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Darcy Silveira, Tamires Aparecida de Oliveira, 17 anos, participou pela primeira vez da competição no ano passado, quando sua equipe chegou até a penúltima fase. Neste ano, porém, conseguiu superar suas expectativas e se classificar entre as finalistas. “A gente não imaginava, porque essa edição está mais complexa. Foi muita alegria, principalmente porque conseguimos chegar à final com três equipes”, salienta a estudante.

Voltada a alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o País, a Olimpíada Nacional de História do Brasil é composta por seis fases, sendo cinco online e uma presencial. Em cada etapa, os participantes têm de resolver as provas propostas pela organização. Os vencedores recebem medalhas.

Ao todo, são distribuídas 75 medalhas, sendo 15 ouros, 25 pratas e 35 bronzes. Os demais finalistas recebem menções honrosas. As escolas premiadas com medalhas de ouro também são contempladas com livros para o seu acervo e a assinatura da Revista de História da Biblioteca Nacional por um ano.

Conheça as escolas estaduais finalistas da ONHB:

E.E. Profº José Maria Rodrigues Leite – Osasco
E.E. Maria Zeza Gomes de Oliveira – Mairiporã
E.E. Profº Antônio Reginato – Marília
E.E. Profº Nely Carbonieri de Andrade – Garça
E.E. Rubens de Oliveira Camargo – Rubineia
E.E. Profº Darcy Silveira Vaz – Colina
E.E. Dom Idílio José Soares – Limeira