sexta-feira, 07/04/2017
Pais e Alunos

Alunos de SP se aproximam da Alemanha com novos kits de material didático para aulas de línguas

Livros serão disponibilizados em 34 CELs; parceria com Instituo Goethe irá formar professores

Mais de 1,2 mil estudantes da rede estadual vão receber novos kits de material didático para ensino de alemão. O idioma é oferecido em 34 unidades na capital e interior dos Centros de Estudos de Línguas (CELs). O material é produzido pelo Instituto Goethe, parceiro da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e utiliza a mesma metodologia adotada em cursos internacionais. Hoje, mais de 185 milhões pelo mundo falam a mesma língua de Nietzsche e Brecht.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os livros reúnem exercícios de gramática (verbos, pronomes, numeração) e leitura com informações sobre a cultura da Alemanha. Além da distribuição do material, o Instituto é responsável também pela formação continuada dos professores que atuam nas escolas estaduais.

Ao fim de cada ciclo, os alunos matriculados nos CELs podem testar o próprio nível de conhecimento. Os exames de proficiência são gratuitos e variam de acordo com a idade dos candidatos. Fit in Deutsch 1 ou 2 para alunos de até 17 anos ou o Start Deutsch 1 ou 2 para aqueles acima de 17 anos.

Ensino da 2ª língua em SP

O alemão faz parte de uma lista de idiomas disponíveis nos Centros de Línguas. Inglês, espanhol, francês, italiano e japonês são opções para quem quer conhecer e dominar um segundo idioma. Os cursos são organizados em seis semestres (ou 3 anos), com aulas quatro vezes por semana para alunos a partir do 7º ano do Ensino Fundamental. A única exceção é o de inglês, cujo programa é de nível intermediário, composto por dois semestres e indicado a estudantes do Ensino Médio – 1ª a 3ª série.