Pesquisa sobre risco de escorregamento de terra e coleta de dados pluviométricos. Esse não é um trabalho apenas para acadêmicos. Dois alunos da Diretoria de Ensino de Caraguatatuba foram contemplados com uma bolsa de estudo de Iniciação Científica, por meio da parceria com o Instituto Geológico e CNPq, sobre monitoramento de áreas de risco.
“Tenho grandes expectativas e sei que essa é uma oportunidade que poucas pessoas têm. Por isso quero aproveitar essa chance e espero que a experiência me abra portas”, conta uma das alunas contempladas com a bolsa, Monique Rosário Conceição.
Durante noves meses, os estudantes receberão um auxílio de R$100 por mês e terão oito horas por semana para desenvolverem uma pesquisa sobre o monitoramento de áreas de risco.
“Eles terão a oportunidade de aprender todo processo científico. Farão pesquisas, colherão dados, farão análises. É mais uma expertise que estão absorvendo e que pode ser uma opção de trabalho no futuro”, acredita a professora e supervisora do projeto, Débora Olivato.
Segundo a supervisora, além do conhecimento acadêmico que irão adquirir com a experiência, o trabalho ainda alertará a população que mora em área de risco, já que a pesquisa será compartilhada com a comunidade.