• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 26/08/2014
Pais e Alunos

Alunos de Ubatuba são reconhecidos por pesquisa em seminário de iniciação científica

Os estudantes conquistaram bolsas do PIBIC com projetos sobre monitoramento de áreas de risco

Monique Rosálio da Conceição, Murilo Girotto Guiraldini e Rebeca Cristina Antunes dos Santos, alunos da 1ª série da E.E. Florentina Martins Sanches, em Ubatuba, Litoral Norte paulista, apresentaram projetos de pesquisa no Seminário de Iniciação Científica do Instituto Geológico do Estado de São Paulo (IGSP).

Os estudantes são bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC (PIBIC/CNPq) e desenvolvem estudos relacionados ao monitoramento de áreas de risco.

As pesquisas são feitas no bairro da escola, em regiões com escorregamento de terra e rolamento de blocos. A professora e doutora em geografia da unidade de ensino, Débora Olivato, é a supervisora dos estudos que são coordenados pelo geógrafo do Instituto Geológico, Pedro Carignato Basílio Leal.

A aluna Monique da Conceição desenvolveu a pesquisa “Monitoramento de áreas de riscos no morro do Funhanhado – Ubatuba (SP): subsídios à educação e prevenção”, eleita como melhor projeto de alunos do Ensino Médio. O título garantiu mais um ano de bolsa de estudos.

“Essa experiência se mostra positiva na formação do estudante do Ensino Médio na área da pesquisa científica e na difusão de temas relevantes para a comunidade escolar, no caso a prevenção de riscos a desastres naturais”, explica a professora responsável.

Nova bolsista

A estudante da 1ª série do Ensino Médio da E.E. Florentina Martins Sanches é a estreante no grupo. Ela conquistou, em agosto deste ano, uma bolsa de iniciação científica para se aprofundar no tema “O uso do SIG na caracterização de riscos geodinâmicos em escolas do município de Ubatuba – SP”. A bolsa tem duração de um ano e pode ser estendida.