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segunda-feira, 10/10/2016
Ensino Fundamental

Alunos decidem programação para o Dia da Crianças nas escolas de período integral

Unidades de ensino incentivam autonomia de alunos de 6 a 10 anos

A programação especial para a semana do Dia das Crianças começa nesta segunda-feira (10). A diferença deste ano é que as sugestões de atividades nas escolas de Tempo Integral de Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 1º ao 5º – partiram dos próprios alunos. A iniciativa de dar mais autonomia aos estudantes é uma das características do modelo implantado na Educação de São Paulo desde 2015. Nessas unidades, além das disciplinas obrigatórias, são oferecidas no currículo aulas de assembleia e educação socioemocional.

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Na E.E. Alfredo Paulino, na zona oeste da capital, a “negociação” foi feita entre a direção e o Grêmio Estudantil formado por seis alunos de 9 a 10 anos. A proposta: a autorização para levar os celulares à escola por dois dias, além da organização de uma apresentação de rap, show de talentos, desfile de fantasias e até um piquenique comunitário, em que cada um trará o que puder para o lanche coletivo.

Já na E.E. Professor Raul Antonio Fragoso, na zona norte, as comemorações foram organizadas por temas. Hoje, o traje obrigatório será fantasia e os alunos participarão de oficinas de artes. Para amanhã os estudantes organizaram uma gincana e, na quinta-feira (13), todos irão vestidos de branco para marcar o Dia da Paz na escola. Já na sexta-feira (14), as crianças ganharão seus próprios cofrinhos, resultado do trabalho de educação financeira e da economia feita por cada sala de aula ao longo do ano.

Assembleia e educação socioemocional

A Secretaria da Educação implantou, no ano passado e de forma piloto, aulas de assembleia e educação socioemocional em 17 unidades do novo modelo do Programa de Ensino Integral nos Anos Iniciais. Em 2016, o trabalho foi ampliado para 145 escolas. As aulas abrangem 35,7 mil estudantes.